Benefícios dos ambientes integrados

Nos dias atuais as plantas de casas e principalmente apartamentos estão seguindo o conceito aberto, o que é isso? São plantas com menos paredes, são os ambientes integrados. Não precisamos mais ter um cômodo para cada função, sala de estar, sala de jantar, cozinha e até mesmo a varanda são um só ambiente, com divisões imaginárias feitas por móveis.

Esse conceito ganhou força no mercado devido aos apartamentos e até casas pequenas, e esse conceito aberto garante uma amplitude e boa iluminação. Hoje as coisas mudaram muito, e cômodos como quarto de empregada caiu em desuso, afinal além de não ser mais comum uma família ter uma empregada 24 horas dentro de casa, a área que seria para esse ambiente está sendo aproveitado para outros espaços nas plantas, que cada dia estão ficando menores.

O conceito ambiente aberto também favorece a convivência entre os moradores e as eventuais visitas. Vale ressaltar que se sua casa ou apartamento ainda tem todas as paredes dividindo os cômodos e você deseja abrir tudo, precisa de um profissional (arquiteto) para verificar a planta e as paredes estruturais, pois essas não podem de maneira nenhum ser removidas, pois são elas que dão a sustentação para a estrutura toda da casa ou do prédio.

Dicas legais é, se você tem uma varanda grande ou até mesmo a conhecida varanda gourmet, é legal abrir a parede que limita ela da sala e deixar um ambiente bem amplo, arejado e com uma boa iluminação natural e nela você pode fazer a sua “sala de jantar”. Não esqueça que é fundamental o fechamento da sacada com vidros para essa função que neste caso também deve ser verificado as normas do condomínio, no caso de prédio, sobre as regras para fechamento de sacada, normalmente é estabelecido um padrão que todos devem seguir para não haver alteração na fachada do prédio.

Na integração de ambientes, principalmente da cozinha com a sala é preciso manter sempre uma organização e é bacana caso opte por móveis abertos, bancadas ou portas de vidro, ter objetos e eletrodomésticos bacana e que de certa forma converse com os objetos dos outros ambientes. Se você está preocupado com a gordura da cozinha se espalhar pela sala, a dica é investir em uma boa coifa que vai eliminar a fumaça, gordura e amenizar cheiros na hora de cozinhar.

Já se seu apartamento é um Studio, conhecido antigamente de kitnet, você deverá ter uma rotina de cama sempre arrumada, roupas guardadas para não dar os aspecto de bagunça e desleixo para a casa toda.

Hoje em dia existem técnicas e truques muito legais para ter uma casa no conceito aberto e mesmo assim manter a individualidade de cada espaço, sua função e organização. Um bom profissional pode te ajudar e muito a realizar esse projeto aí na sua casa.

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: