Como prevenir a gripe através da alimentação

A alimentação saudável pode ser uma ótima aliada contra gripes e resfriados. Estabelecer bons hábitos de vida e uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e consumo adequado de água melhora a imunidade do nosso organismo, o deixando mais resistente a vírus e bactérias. A presença de vitaminas e minerais nos alimentos citados são os responsáveis por melhorarem nosso sistema imunológico.

A introdução de uma alimentação saudável na rotina deve ser estabelecida antes da doença se manifestar, para que o corpo possa ir gradualmente melhorando o seu sistema de defesa. Além disso, estabelecer uma rotina regular de atividade física, sono e controle de estresse, também se torna fundamental.

Alguns alimentos que podem ajudar na melhora da imunidade:

– Probióticos: micro-organismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Eles são adicionados a alimentos, como leites fermentados e iogurtes.

– Alho: fonte de alicina estimula a resposta imunológica. Use amassado no feijão, em sopas e temperos de saladas.

– Cogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

Frutas cítricas: são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C.

Acerola: fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Confira o ebook com 500 Receitas Low Carb para sua dieta

Gengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e sucos.

Chás verde e branco: essas bebidas são ricas em catequinas, antioxidante que atua no combate aos radicais livres. A substância ainda fortalece o sistema imunológico.

Couve, cenoura, tomate: são fontes de betacaroteno, antioxidante que atua contra infecções e estimula as células imunológicas.

Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Geleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Pode ser consumido puro ou adicionado a sucos, iogurtes, vitaminas e frutas.

Conheça o livro A Saúde Brota da Natureza e tenha uma mais saudável

Acabe com o Mau Hálito com essas técnicas infalíveis

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: