Cuidados nutricionais na Psoríase

A psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente (fumo, álcool, alimentação, infecção, drogas), suscetibilidade genética e estresses. Essa doença causa uma inflamação crônica na pele, caracterizada por um aumento na proliferação celular.

Confira o ebook com 500 Receitas Low Carb para sua dieta

A alimentação é um fator que pode contribuir significativamente para a redução da gravidade da doença. As dietas hipocalóricas são consideradas uma alternativa que alivia os sintomas da psoríase e deve ser prescrita por um nutricionista, para evitar carências nutricionais. O ômega-3 tem sido estudado como um nutriente que pode auxiliar na atenuação dos sintomas. Além dos suplementos, que se tornaram muito populares, o ômega-3 pode ser encontrado em peixes de água fria e na linhaça.

A vitamina D também é indicada no auxilio ao tratamento da psoríase. A principal fonte de produção de vitamina D é a luz solar, mas também pode ser encontrada em menores quantidades no leite e derivados.

Conheça o livro A Saúde Brota da Natureza e tenha uma mais saudável

Além desses nutrientes, é observado um relação entre o consumo de alimentos que contém glúten e o agravamento da doença. Apesar de ainda não haver estudos científicos conclusivos sobre o assunto, clinicamente nota-se a melhora dos pacientes que possuem a doença com a retirada do glúten da dieta.

A castanha do Pará é outro alimento que contribui com a redução dos sintomas da doença. Ela é rica em selênio e possui propriedades imunomoduladoras, contribuindo com a melhora do paciente.

O ideal é sempre procurar um profissional habilitado para que a rotina alimentar esteja sempre bem balanceada contribuindo com a saúde e evitando deficiência de nutrientes. 

Acabe com o Mau Hálito com essas técnicas infalíveis

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: