Dicas de alimentação no Verão

A perda de líquidos aumenta no verão, pelo aumento na transpiração, por isso é necessário aumentar o consumo de água.

Diferente do inverno onde as pessoas sentem mais fome, as altas temperaturas inibem o apetite. Além disso, no verão muitas pessoas estão de férias, sendo mais propício ficar sem uma boa rotina alimentar.

No verão, a alimentação deve passar por alguns ajustes, uma vez que, o metabolismo nesse período fica mais lento em comparação com o inverno. Portanto, a ingestão alimentar deve ser menor e é necessário ter muita atenção com a ingestão de líquidos. Outros alimentos que devem estar presentes diariamente na rotina alimentar e que são de fácil digestão são as verduras, frutas, legumes e carnes magras.

A perda de líquidos aumenta no verão, pelo aumento na transpiração, por isso é necessário aumentar o consumo de água. As frutas e verduras são importantes fontes de minerais, que também são perdidos na transpiração. A água de coco também é uma ótima fonte de minerais e proporciona uma forma rápida de hidratação ao organismo.

Foto: Divulgação

A seguir algumas orientações que irão ajudar a manter a saúde durante o período mais quente do ano:

– Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação. Consuma folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite maionese caseira e molhos prontos. Dê preferência ao azeite, limão, vinagre;

– Frutas: ingerir de 3 a 4 porções por dia;

– Prefira os cereais integrais que combinam com saladas e pratos frios em geral.

– Opte pelos pães, cereais matinais, arroz e massas integrais ao invés do tipo branco;

– Consuma gorduras vegetais (azeite, óleo de canola e soja), que combinam com as preparações de verão e são mais saudáveis que as gorduras de origem animal, porém, devem ser consumidas com moderação;

– Carnes magras são as mais indicadas nesta época, pois são facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras. Quanto à forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados deixando de lado as frituras;

– Substitua as sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes nestes dias quentes de verão, como, por exemplo, frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas;

– Modere o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de serem ricas em calorias, possuem efeito diurético, o que compromete a hidratação e são pobres em valor nutritivo.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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