Hidratação e a sua relação com a imunidade

O nosso sistema imunológico depende de uma boa hidratação para desempenhar suas funções ótimas.

A água é um componente fundamental de todos os tecidos corpóreos. A hidratação adequada é fundamental para que o organismo desempenhe suas atividades, como o transporte de nutrientes, por exemplo. A hidratação engloba desde a ingestão de água pura como a de outros líquidos, lembrando que a maior parte do que é ingerido deve ser proveniente da água pura.

O nosso sistema imunológico depende de uma boa hidratação para desempenhar suas funções ótimas. Além disso, a água é essencial para a manutenção dos nossos processos fisiológicos como excreção, absorção, digestão, circulação e manutenção da temperatura corporal. Quando há variação na temperatura, muito frio ou muito calor, a atenção com a ingestão de água deve ser redobrada. No verão, as altas temperaturas favorecem a desidratação e no frio a ingestão diminui, porém a demanda do corpo por água é a mesma.

O ideal é manter-se sempre bem hidratado, pois o organismo não armazena água por muito tempo, sendo necessário a reposição ao longo do dia. Assim, a recomendação de água por dia é de 35 ml por quilograma de peso, sendo que esse valor pode variar para indivíduos que praticam atividade física em diferentes intensidades, condições climáticas e entre outros fatores.

Foto: Divulgação

Os idosos são um público que merece uma atenção especial, pois sofrem mais com as oscilações de temperatura e ficam mais susceptíveis a doenças por baixa imunidade. As diferentes mudanças fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimentos podem afetar a ingestão hídrica, sendo, portanto, esse público mais propenso à desidratação e consequentemente desenvolvimento de infecções urinárias e outras doenças.

Beber água é um hábito que vamos adquirindo com o tempo. Quando começamos a beber água com certa frequência, após algum tempo nosso organismo entende que é necessário a ingestão de água e você passa a sentir sede. A ingestão de outros líquidos como chá, sucos naturais e frutas como melancia, que possuem mais água na sua composição, auxiliam na hidratação, mas o ideal é que a maior parte de líquidos ingeridos durante o dia seja proveniente da água.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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