Os benefícios do consumo do açaí

Apesar dos bons resultados, é preciso ter cautela no consumo de açaí e principalmente com os acompanhamentos escolhidos.

O açaí é um alimento rico em polifenóis, que são substâncias consideradas com alto poder antioxidante, os quais estão sendo cada vez mais utilizados na prevenção de doenças relacionadas à síndrome metabólica. O Brasil é o maior produtor da fruta e o mercado estrangeiro vem investindo na sua importação para utilização na indústria alimentícia e farmacêutica.

Estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em polifenóis, principalmente os da classe dos flavonoides, tem sido relacionado com o baixo risco no desenvolvimento de diversas doenças, devido às propriedades antioxidantes presentes no alimento.

Atualmente, alguns estudos vêm mostrando a ingestão do açaí no controle ou na prevenção de algumas doenças, como nos casos de diabetes, dislipidemia e doença cardiovascular, pois, além de o fruto demonstrar alta capacidade antioxidante, apresenta também benefícios nutricionais e terapêuticos, como, por exemplo, ação antiproliferativa, anti-inflamatória, e efeito cardioprotetor.

O açaí, além de apresentar um sabor delicioso e refrescante, é uma fruta com valor nutricional altamente energético

O açaí, além de apresentar um sabor delicioso e refrescante, é uma fruta com valor nutricional altamente energético, contendo alto teor de lipídios, carboidratos, proteínas, tornando-o um alimento calórico, porém com alto potencial benéfico para a saúde. Além dos polifenóis, há nesse fruto uma quantidade considerável de fibras alimentares, vitamina E e gorduras, cuja maioria são monoinsaturadas, e esses fatores associados contribuem para a saúde cardiovascular.

Apesar dos bons resultados, é preciso ter cautela em seu consumo e principalmente com os acompanhamentos escolhidos. O cacau em pó, chocolate amargo e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes) como itens alimentares adicionais à polpa do açaí podem trazer benefícios à saúde, principalmente cardiovascular. Porém, outros alimentos adicionados ao açaí, como açúcar, mel, leite condensado e achocolatado, podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso.

Portanto, para obter os benefícios dessa fruta é necessário consumi-la com moderação e sem adição de alimentos de baixo valor nutricional.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: