Os benefícios nutricionais da quinoa e do amaranto

A busca pela qualidade nutricional atualmente tem promovido uma maior procura por alimentos saudáveis que possam diversificar a alimentação do dia a dia. Alguns alimentos que estão fazendo parte da rotina alimentar são os cereais e entre eles podemos citar o Amaranto e a Quinoa.

A quinoa trata-se de um grão bem balanceado em nutrientes que é muito consumido pela população andina, trata-se de uma ótima fonte de proteínas, baixo índice de carboidratos, contém ômega 3 e 6, não possui glúten e por isso é uma excelente alternativa para o consumo de pessoas vegetarianas e celíacos. Além disso, esse grão possui uma boa distribuição de aminoácidos podendo, portanto ser utilizado após a prática de atividade física.

A quinoa pode ser incluída na alimentação de diversas formas: vitaminas, saladas de frutas e com iogurte; farofas, substituindo a farinha de mandioca; tortas, substituindo parte da farinha de trigo; bolos, tornando a receita mais macia e saudável; saladas, dando uma crocância especial.

Com relação ao amaranto, esse cereal também é rico em nutrientes e fibras, sendo assim aliado a bons hábitos de vida pode ajudar no controle dos níveis de colesterol. Ele é fonte de cálcio, aminoácidos essenciais, zinco e fósforo. Assim como a quinoa não possui glúten em sua composição, sendo uma alterativa para pessoas com doença celíaca. O amaranto pode ser incluído na alimentação para o preparo de bolos, sopas, tortas e outras preparações culinárias substituindo a farinha.

Receita de Bolo de Quinoa, Amaranto e Vegetais

Receita de Bolo de Quinoa, Amaranto e Vegetais

Ingredientes

1 ovo

4 colheres de sopa de azeite

1 cebola ralada

1 tomate picado

salsinha/cebolinha/orégano

1 cenoura cozida e amassada

1 xícara de chá de brócolis cozido, picado

½ xícara de chá de quinoa

1 colher de sopa de fermento em pó

1 xícara de flocos de amaranto

1/4 de xícara de leite desnatado

1 lata de atum em óleo

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque em uma assadeira untada. Asse até que o bolo fique corado.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: