Pais, filhos e o desafio da alimentação saudável

Atualmente o excesso de peso e a obesidade infantil têm atingido inúmeros lares, fazendo com que os pais tenham que mudar os seus hábitos alimentares e a rotina da casa para ajudar seus filhos a perderem peso.

Muitos pais encaram esse processo como algo muito difícil e às vezes acabam desistindo. Sabe-se que o meio que a criança ou adolescente estão inserido refletem diretamente nas suas escolhas alimentares, portanto para que haja uma mudança efetiva nos hábitos de vida, todas as pessoas que vivem na casa precisam se envolver nessa nova fase.

Quando a criança está comprovadamente com excesso de peso, os pais devem primeiramente focar não perda de peso, mas sim na melhora qualidade alimentar e na manutenção do peso da criança. Sendo assim, como a criança está em desenvolvimento, o foco é aproveitar o crescimento para chegar a um peso saudável de uma forma mais natural e sem sofrimentos.

O plano alimentar para a criança deve ser feito com base nessa fase de desenvolvimento. Dietas restritivas nesse período da vida podem interferir no centro de apetite e fazer com que a criança sinta mais fome. Além disso, a restrição energética pode reduzir o metabolismo e ainda estimular distúrbios alimentares.

Os pais que desejam mudar a rotina e a qualidade alimentar dos seus filhos podem se basear nas seguintes dicas:

– Deixe mais alimentos naturais à disposição do seu filho, evitando comprar alimentos processados e doces;

– Fazer as refeições em família;

– Incentivar a prática de atividade física;

– Ensinar uma relação de paz e amor com o próprio corpo;

Conversar: se seu filho demonstra alguma mudança de comportamento ligado à alimentação ou ao próprio corpo, procure investigar se ele não anda comendo por motivos emocionais, e se por um acaso está sofrendo algum tipo de bullying. Se for necessário, procure um nutricionista e também ajuda psicológica. Criança e adolescente obeso não são preguiçosos, às vezes, eles só precisam ser ouvidos.

Autor

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: