Primeira cervejaria artesanal francesa no Brasil
Com duas lojas na capital paulista, a marca é um sucesso de público e tem foco de expansão nas grandes cidades do interior de São Paulo, a exemplo de Ribeirão Preto.
A marca francesa 3 Brasseurs, conhecida no Brasil como 3B, primeira cervejaria artesanal francesa no Brasil, está comemorando dez anos de atividades no Brasil, com muito sucesso.
A 3B, que há um ano passou a ser dirigida por um grupo de master franqueados brasileiros com grande experiência em franchising, quer expandir para todo o país.
“Passamos a operar em novembro de 2021 e precisamos de um tempo para entender exatamente como o negócio funcionava, tanto no relacionamento com a franqueadora francesa como a franqueabilidade em solo brasileiro. Agora, temos toda a estrutura necessária para expandir”, comenta Leonardo Lamartine, um dos sócios da master franquia brasileira.
Junto com os sócios Fernando Malutta, Janaína Boz e Luciano Fialho, Lamartine pretende chegar a 20 franquias em dez anos, nas principais capitais brasileiras e municípios-chave para a marca, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP); Balneário Camboriú (SC); Londrina, Maringá (PR); Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora (MG); Sinop, Sorriso (MT), dentre outras.
Em relação a Ribeirão Preto, os sócios acreditam que a cidade tenha alto potencial de consumo para o tipo de negócio que oferecem, com aderência total do público às cervejarias de alta qualidade e à gastronomia ofertada pela 3B.
“Escolhendo o ponto certo, sem dúvida teremos um empreendimento tão ou mais lucrativo que os de São Paulo”, comenta Luciano Fialho.
Negociações avançadas estão acontecendo com potenciais franqueados para abrirem novas casas em Itu (SP), num grande complexo de entretenimento que se instalará na cidade; Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC). Além disso, há interessados em análise inicial para outras capitais.
A 3 Brasseurs é uma cervejaria com restaurante que impressiona por sua estrutura. O espaço é elegante e convidativo, mas despojado, ao mesmo tempo, atraindo pessoas de todas as idades. Por isso mesmo, precisa de espaços que comportem a microcervejaria – que fica à vista dos clientes –, o bar e o salão.
“Nossas casas costumam ter ao menos 500 m2, com ambientes que comportam grupos em confraternizações”, comenta Janaína Boz, sócia-operadora.
O investimento em uma 3 Brasseurs inicia-se em R$ 2,5 milhões, com taxa de franquia de R$ 120 mil inclusa.
“É o negócio ideal para grupos de investidores, assim como nós”, define Fernando Malutta.
A máster franquia brasileira oferece todo o suporte ao franqueado, desde a aprovação do ponto comercial até o projeto arquitetônico, treinamentos, implantação da cervejaria e do restaurante, suporte, marketing institucional e transferência de know-how.
Além disso, o sócio Luciano Fialho, que é mestre-cervejeiro, é o responsável por manter todo o padrão da produção do carro-chefe da marca, a cerveja.
“Temos muito cuidado com nossos produtos e nossos franqueados terão acesso ao segredo do negócio, que vem da França e nos faz ser uma marca de excelência. Então, é importante termos parceiros sérios e comprometidos junto a nós”, expõe o sócio.
O cardápio da 3 Brasseurs é outro destaque. Apesar de seguir a matriz francesa na maioria dos seus padrões e destaques, os pratos seguem adaptações ao paladar brasileiro e o franqueado não dependerá de insumos importados ou dolarizados, que possam inviabilizar o negócio ou impactar em sua lucratividade.
“Não há o menor risco de isso acontecer. Todo o negócio foi pensado para operar com tranquilidade no Brasil e não dependemos de flutuações do câmbio para nos mantermos. Não é à toa que operamos há dez anos, passamos por variações econômicas e até por uma pandemia e a marca continua sendo um sucesso”, reafirma Leonardo Lamartine.
A marca se diferencia da concorrência por ser uma cervejaria e restaurante, com gastronomia de alta qualidade. Por isso, faz jus à ideia de: “mais do que um restaurante, uma experiência”.