Câncer de colo de útero

O colo do útero está localizado na parte mais baixa do útero, tem formato de canal e conecta o útero com a vagina.

O câncer do colo de útero ou cervical, é causado pela infecção genital persistente do Papilomavírus Humano (HPV) de tipos oncogênicos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer do colo de útero é o 3° tipo de câncer mais frequente em mulheres, ocupando a mesma posição quando falamos em mortalidade.

O HPV é transmitido sexualmente, e seria evitável com o uso de preservativo. Nem sempre a infecção pelo HPV causa doenças, mas em alguns casos, ocorrem alterações nas células que podem evoluir para o câncer.

Foto: Divulgação

O início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros são apontados como fatores de risco para o desenvolvimento da doença. O tabagismo e o uso prolongado de anticoncepcionais também são apontados.

O câncer do colo de útero desenvolve-se lentamente ao longo de anos e pode não apresentar sintomas visíveis em sua fase inicial. Por isso, a detecção precoce através de exame preventivo (papanicolau) é crucial para identificar os primeiros sinais da doença, como as lesões no colo.

Em estágio mais avançado, a mulher pode apresentar sangramento vaginal após as relações sexuais ou de maneira intermitente (alternância de períodos com sangramento e sem sangramento). Além disso, secreções vaginais anormais e dor abdominal associada a problemas urinários e intestinais.

Foto: Divulgação

Tão importante quanto a realização do exame preventivo periodicamente, a vacinação contra o HPV deve ser estimulada na infância/adolescência, pois se complementam na prevenção desse tipo de câncer na vida adulta.

A vacinação contra o HPV está disponível tanto na rede pública quanto na rede privada, às meninas de 9 a 14 anos e aos meninos de 11 a 14 anos. Mulheres imunossuprimidas podem ser vacinadas até os 45 anos.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta