O acompanhante no parto

Escolha bem o seu ou a sua.

Toda mulher tem direito a um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, conforme a Lei 11.108 de Abril de 2005. É extremamente importante ter alguém de sua escolha para acompanhá-la durante todo o processo.

O acompanhante é peça chave na assistência e não apenas uma pessoa que você conhece dentro do centro obstétrico. Escolhê-lo baseado em “obrigações” não é uma boa opção. O papel do acompanhante vai muito além de ficar sentado do seu lado, atualizando o grupo da família e assistindo uns stories.

Foto: Divulgação

Concorda comigo que assim você seguirá sozinha?

A pessoa escolhida para te acompanhar durante o seu trabalho de parto, parto e pós-parto imediato PRECISA ser alguém interessado, informado e participativo em todos os momentos. O papel do acompanhante é te dar apoio, suporte e viver o processo com você.

Esse papel começa ainda na gestação. Todos os cursinhos para gestantes e todos os atendimentos de assistência às gestantes abrem as portas para que os acompanhantes participem e se informem. “Ah, mas nesses horários ele(a) não consegue ir” – Tudo bem. Acontece. Porém, que seja uma pessoa disposta a ouvir o que foi dito, a captar todas as informações, a participar, pesquisar e acompanhar de verdade, com vontade.

Foto: Divulgação

Um acompanhante desinteressado, olhando no relógio, reclamando de fome, mexendo no celular, demonstrando que tá “de saco cheio” de estar ali, mais atrapalha do que ajuda. O estresse durante o trabalho de parto, parto e pós-parto desorganiza várias funções fisiológicas (naturais) desses processos, gerando obstáculos desnecessários.

A escolha do acompanhante precisa ser certeira para que o desfecho seja uma boa experiência.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta