O bebê chegou, a rotina mudou

“Como em todo processo de adaptação, uma hora ele acaba.”

Após o nascimento e alta hospitalar, é hora de voltar para casa. Agora, com um bebê nos braços. Uma nova dinâmica tomará conta. As inseguranças, os desafios e a dedicação podem duplicar neste momento.

O pós-parto, a amamentação, as idas ao médico, as primeiras vacinas, os banhos, os cuidados com o coto umbilical e até mesmo a retomada da vida do casal – se esse for o caso – são algumas das demandas que este momento traz.

 Este período de adaptação requer paciência, apoio e compreensão. A melhor dica é dar atenção às necessidades do recém-nascido, sem esquecer dos cuidados pessoais e do descanso. Delegar tarefas neste momento pode aliviar muitas coisas.

Foto: Divulgação

A FASE RECÉM-NASCIDO tem 28 dias de duração. Os choros, a adaptação ao sono, a fome, a perda de peso, icterícia, entre outras questões, são comuns. O bebê também está em adaptação. Pense: Ele passou uma gestação toda dentro da barriga da mãe, um local calmo, protegido, escuro e quentinho. De repente, veio para o mundo externo cheio de estímulos, oscilações de temperatura, claridade, barulhos, um local totalmente novo… É de se estranhar, né? Por isso, fazer com que ele se sinta protegido e seguro é uma boa escolha, priorizando a serenidade no ambiente.

As visitas nesta fase são pouco indicadas. O recomendado é que sejam apenas amigos e familiares próximos, sem esquecer de lavar as mãos e os braços ou usar álcool em gel antes de tocar o RN.

Foto: Divulgação

Como em todo processo de adaptação, uma hora ele acaba. Uma nova rotina é criada. “Pegamos o jeito do bebê e o bebê pega o nosso jeito”. O sono e a amamentação conseguem ser ajustados.

Momentos prazerosos também existem nesta fase e é preciso encontrar meios para aproveitá-los. Afinal, são apenas 28 dias e depois você não terá mais este RN em casa. Aproveite!

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta