Os partos mudaram?
“A assistência mudou e tem evoluído cada dia mais.”
As vias de parto são as mesmas de antes: Vaginal (parto normal ou natural) e Cirúrgico (cesarianas), mas a ASSISTÊNCIA mudou e tem evoluído cada dia mais.
A assistência humanizada, que muitos acreditam ser “balela” reacendeu o protagonismo da mulher nos cenários gestação e parto.
Hoje as gestantes têm direito à informação durante todo o pré-natal para que façam suas escolhas para o parto de maneira consciente e considerando o que acreditam e desejam para si. Não há mais espaço para entrega deste momento “nas mãos de profissionais da saúde”. – Esse momento é NOSSO!
As dinâmicas das equipes de parto têm sido cada vez mais elaboradas de acordo com os ideais da humanização. Os cuidados relacionados ao parto são previamente discutidos e esclarecidos à mulher e seu acompanhante antes da tomada de decisão e execução pelos profissionais.
Isso também refletiu na infraestrutura das maternidades, visando oferecer ambiente acolhedor e conforto tanto para a mulher quanto para seu acompanhante.
A presença das Doulas passou a ser facilitada e tornou-se direito da mulher, caso opte por contratar a sua.
Os planos de parto – documento em que a mulher sinaliza seus desejos em relação aos seus cuidados e de seu recém-nascido – passaram a ter validade legal e serem oferecidos pela maioria das maternidades.
O parto normal passou a ser preconizado como a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, o que é um grande avanço num país com altos índices de cesarianas como o nosso.
As cesarianas ainda são direito da mulher e salvam vidas diariamente, mas sua indicação sem necessidade passou a ser questionada.
Sim, os partos mudaram. O que você ouviu dizer ou vivenciou anos atrás está muito diferente. Isso não quer dizer que experiências de parto ruins não existam mais, pois elas existem. O inegável é que HOJE encontramos profissionais na Obstetrícia trabalhando incansavelmente para que boas experiências sejam cada vez mais vividas e contadas.