Série: O parto – FASE ATIVA

É aqui que as horas de trabalho de parto passam a ser contadas.

Na fase ativa, as contrações já são consideradas eficientes, pois possuem ritmo e são fortes o suficiente para trabalhar na dilatação do colo do útero.

Dado este ritmo, temos o momento ideal de ir à maternidade! Podemos considerar fase ativa contrações com duração de 45 a 60 segundos, sendo cerca de 3 contrações a cada 10 minutos ou 18 contrações dentro de 1 hora.

Foto: Divulgação

A dor passa a ser mais intensa, instintivamente a parturiente (mulher em trabalho de parto) adota um comportamento introspectivo, buscando conectar-se consigo mesma. O apoio de um profissional de assistência passa a ser fundamental (fisioterapeuta especializada, doula, enfermeira obstétrica, entre outros).

Este é o momento ideal de introduzir e incentivar posturas e exercícios específicos para otimização do trabalho de parto, sendo grandes aliados na evolução e na diminuição da percepção de dor deste. Métodos de alívio de dor não farmacológicos são mais do que bem-vindos aqui.

Foto: Valéria Tavares

Dica para passar por esta fase: Exercícios direcionados, controle respiratório, movimento no intervalo das contrações e concentração durante elas.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta