Série: O parto – PRÓDROMOS

Não é trabalho de parto, é o “esquenta” para ele.

Pródromos ainda não são considerados trabalho de parto, é o famoso ALARME FALSO. Gosto de comparar este período como o “esquenta” de uma festa, é o que antecede o trabalho de parto, no caso.

Sabe aquele papo de gestantes irem para a maternidade achando estarem em trabalho de parto e a equipe de assistência “manda de volta para casa” pois não era? É isso. 

Foto: Divulgação

Os pródromos são marcados por contrações que podem ser dolorosas, mas não possuem ritmo nem regularidade e sua duração varia de horas, dias ou semanas. É comum que se sinta um “peso” na região do períneo e um incômodo parecido com cólica menstrual.

Alterações no colo do útero podem acontecer, como a saída do tampão mucoso. O intestino “soltar”, também.  Mais fatores indicativos de que o parto está próximo.

É importante saber da existência deste período não apenas para evitar idas e vindas desnecessárias da maternidade, mas também para que não haja a interpretação ou sensação de que “o trabalho de parto está prolongado demais” quando ele ainda nem começou.

Foto: Divulgação

Dicas bacanas que podem te ajudar durante os pródromos são banhos quentinhos, descanso, boa alimentação, atividades que promovam o relaxamento e prática de exercícios supervisionadas.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta