Você não precisa ficar em jejum durante o trabalho de parto
Muito pelo contrário, você precisa de energia durante o processo.
Existe a história de que as mulheres não podem comer durante o trabalho de parto para caso a cesárea seja necessária.
Na verdade, manter-se em jejum durante o trabalho de parto não é recomendado há bastante tempo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) traz em suas diretrizes que a mulher tem a liberdade de se alimentar e se hidratar durante o seu trabalho de parto.
Embora algumas maternidades brasileiras ainda proíbam as parturientes (mulheres em trabalho de parto) de comer e beber, dentro das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto existe a recomendação de liberdade em alimentação e hidratação se a mulher desejar durante o trabalho de parto.
A mulher precisa de energia para vivenciar o trabalho de parto. Pense em uma maratona, os atletas em determinados períodos param para ingerir alguma fonte de energia e hidratar-se, não é? Por qual razão durante um trabalho de parto, que pode levar muitas horas, a mulher não precisaria de alimentos e água para dar um up?
Caso haja necessidade de uma cesariana durante o trabalho de parto, ela irá acontecer. Não há necessidade de jejum.
Se alimente durante o processo. Reponha seu estoque de energia. É necessário. Invista em alimentos leves e energéticos, como chocolate 70%, açaí, castanhas, frutas frescas ou secas, sanduíches, sucos, barrinha de cereais, mel e água, bastante água. Com certeza irá te “dar um gás” para continuar.