Finanças digitais: O que você precisa saber

As finanças digitais ganharam muita força nos últimos anos. Elas acompanham as necessidades financeiras do público junto ao desenvolvimento da tecnologia.

Elas se tornaram ainda mais importantes mediante o cenário de pandemia. Afinal, elas dão alternativas financeiras que evitam que você tenha que sair de casa. Em poucos passos, assim, torna-se possível obter serviços diversos, bastando conexão à internet.

Note como isso é uma verdadeira revolução perto do que conhecíamos, até então, como serviços financeiros e bancários. Para não ficar para trás e ficar a par do que há de mais moderno no mundo das finanças, continue lendo. Abaixo você encontra tudo sobre elas.

Foto: Divulgação

O que são finanças digitais?

As finanças digitais nada mais são do que a migração de serviços financeiros para o mundo online. Com elas, torna-se possível alcançar produtos de ordem financeira sem sair de casa. Isso inclui inúmeras possibilidades.

Considere, por exemplo, o surgimento de fintechs, as financeiras digitais. Elas oferecem os mesmos serviços que os bancos tradicionais. Contudo, o fazem com mais agilidade e praticidade. Mediante o sucesso que esse tipo de empresa vinha alcançando, também ocorreu a própria modernização das instituições tradicionais.

Hoje, torna-se comum o lançamento de submarcas que pertencem aos bancos de formato tradicional. Elas, então, dedicam-se exclusivamente aos serviços digitais. Da mesma maneira, surgem a cada dia novas empresas de crédito online.

Confira, assim, alguns dos serviços e opções que ilustram o que são as finanças digitais:

– Conta digital;

– Empréstimo online;

– Financiamento online;

– Análise de crédito pela internet;

– Fintechs e bancos digitais;

– Pix;

– Transferências online;

– PicPay e outros.

Foto: Divulgação

Como a tecnologia impactou o mercado financeiro?

A tecnologia impactou diversos setores e âmbitos, indo desde a parte social à trabalhista. Igualmente, tem reflexos sobre a área financeira, o que permitiu o desenvolvimento de novas opções.

Afinal, note que houve uma pressão para que a vida financeira acompanhasse as novas possibilidades tecnológicas. Isso, então, levou a um intenso desenvolvimento de alternativas financeiras e serviços online.

 

Novos modelos de empresa

Primeiramente, é inegável que um dos reflexos da tecnologia no mercado financeiro é justamente o surgimento de novos modelos de empresa. E aqui são inúmeros os exemplos que ilustram bem essa ocorrência.

As fintechs são um deles. Elas são empresas financeiras que atuam exclusivamente pela internet. A mesma coisa ocorre com os bancos digitais. E essas duas alternativas oferecem uma infinidade de serviços.

A maioria deles adapta para o mundo online o que já ocorria nas agências de bancos tradicionais. Assim, incluem abertura de conta corrente, empréstimo sem comprovação de renda e refinanciamentos. Igualmente, negociação de dívidas e obtenção de cartão de crédito.

Da mesma maneira, não poderíamos deixar de fora o crowdfunding, ou financiamento coletivo. Ele é uma forma de obter pela internet financiadores que lhe auxiliam a disponibilizar um produto ou serviço.

 

Novas formas de obter crédito

Em segundo lugar, outro dos impactos do desenvolvimento tecnológico sobre o mercado financeiro são as novas formas de obtenção de crédito. Anteriormente, era preciso ir até um banco, enfrentar filas e apresentar documentos físicos.

Hoje é possível obter crédito sem sair de casa. É isso, por exemplo, que oferta o empréstimo online. Em poucos passos você pode requerê-lo. A resposta costuma vir em até 24 horas, sendo que a liberação do valor é igualmente rápida.

Outros serviços financeiros que surgiram foram os simuladores de crédito. Agora você consegue comparar taxas sem precisar contratar um profissional que o faça. Tudo isso está disponível online, com resultados em poucos segundos.

 

Serviços financeiros online

Além da contratação de crédito como empréstimo pessoal, você pode encontrar serviços financeiros diversos online. Por exemplo, imagine que necessita de liberação maior de limite de crédito.

É possível solicitá-la em poucos passos, por chat próprio do banco ou dentro do aplicativo da instituição. Igualmente, você pode negociar taxas, ver contratos e ter todas as informações dos seus serviços à palma da mão. Isso melhora a comunicação entre instituição e cliente. Também, confere maior transparência na relação que eles promovem.

Foto: Divulgação

Empréstimo online é confiável?

Sim, o empréstimo pessoal na internet é confiável desde que você tome algumas medidas de cautela. Com o surgimento de diversas financeiras e bancos digitais, é preciso cuidado para não ser vítima de fraude.

Para isso, lembre-se de sempre pesquisar sobre a empresa. Qual é a imagem dela perante o público e o mercado. Veja se há site próprio, se ele tem selo de segurança. Também, verifique se consta na lista do Banco Central.

Da mesma maneira, lembre-se de garantir que a plataforma que você acessa realmente pertence ao banco. Por fim, veja as redes sociais da instituição e comentários, assim como analise a nota no Reclame Aqui.

Caso restem dúvidas, não deixe de entrar em contato com a instituição financeira. Elas geralmente oferecem inúmeros tipos de contato, como por telefone, WhatsApp e chat online.

 

Como utilizar a tecnologia como aliada nas finanças?

Conforme vimos acima, a tecnologia trouxe uma revolução ao mundo financeiro e lhe permitiu dispor de novos serviços e produtos. Portanto, usá-la como uma aliada é uma forma inteligente de dirigir a sua vida financeira.

Afinal, agora é possível ter à palma da mão não apenas serviços, mas também informações sobre suas finanças. Veja modos de usar, então, essa tecnologia a seu favor:

– Use o aplicativo do seu banco para acompanhar suas finanças;

– Faça uso de sites e aplicativos de simulação de crédito e comparação de taxas antes de fazer um empréstimo online;

– Use os diversos métodos de contato com seu banco;

– Conheça aplicativos de pagamento que dão benefícios, como cashback;

– Encontre alternativas perfeitas para você que vão além dos bancos tradicionais, como fintechs e bancos digitais, onde você resolve tudo sem sair de casa;

– Use a tecnologia a seu favor

 

Fica claro, portanto, como as finanças digitais mudaram a nossa forma de nos relacionarmos com o dinheiro e as opções de crédito. Assim, não deixe de usar o que ela oferece para facilitar a sua vida e ganhar mais comodidade e tempo.

 

*A Coluna de Economia é veiculada toda quinta-feira, e é produzida pela equipe do site Juros Baixos (www.jurosbaixos.com.br).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: