Clube de leitura para adolescentes realiza sarau literário e lança e-Book com textos autorais
O evento aconteceu na terça-feira (29/08) e celebrou um ano de atividades. Realizado pelo Observatório do Livro, o projeto Clube de Leitura 2.0 reúne 38 adolescentes de 12 a 15 anos, em grupos presenciais, na Sociedade Espírita Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto.
Realizado em dois horários diferentes, o sarau literário contemplou a leitura de textos produzidos pelos próprios adolescentes como forma de celebração de um ano de atividades, encontros e muitas leituras nos clubes. É mais do que isso, o Observatório acredita demais na máxima “Quem lê também escreve!” Afinal, todo escritor, seja novato ou veterano, estreante ou consagrado, sonha, em primeiro lugar, que seu texto, seu livro seja um dia publicado.
No evento de encerramento desse primeiro ciclo do 2.0, além do sarau literário, aconteceu o lançamento do e-Book “Histórias para novos finais”, a partir do livro “O menino que sonhava de olhos abertos”, de autoria de Galeno Amorim, com diferentes desfechos produzidos pelos adolescentes. Para José Augusto Camargo, psicólogo e biblioterapeuta, os clubes na Obreiros proporcionaram formas de significar as relações. “Além disso, a formação cidadã de um povo passa, necessariamente, pela literatura”, completa.
Sua excelência, o novo escritor: “Eu imagino as ruas sem buraco, e com bastante árvores e com mais quadras de futebol, praças mais cuidadas, com as pessoas se respeitando e com menos roubos, com a minha família feliz e aproveitando a vida, com menos acidentes e com mais prédios, para todas as pessoas terem moradia.” Por José Roberto Nunes.
“Eu imagino o mundo cheio de robôs, talvez eles dominem o mundo. Será cheio de novas tecnologias, novidades e descobertas, uma geração mais moderna. As pessoas terão uma consciência melhor da vida, a poluição do mundo diminuirá e as escolas serão mais evoluídas.” Por Gabrielly Thainara de Souza.
O 2.0 – Sobre o projeto, Diego Bueno, coordenador pedagógico daquela instituição, relata que é notável como a procura por livros e debates literários aumentou com o desenvolvimento do projeto.
“Um aumento por parte dos familiares também para empréstimo dos livros. A biblioteca ganhou um novo olhar, novas práticas e um espaço de acolhimento para toda a turma de adolescentes”, avalia Diego.
O Clube de Leitura 2.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro, uma fundação privada, selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo. No município, o projeto acontece em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ribeirão Preto.