Professores participam de formação em espaço não formal para as disciplinas de Ciências e História
O curso além de ter sido enriquecedor abre a possibilidade do uso mais dinâmico para a aprendizagem no Museu junto à comunidade escolar do município.
Entre os meses de março a junho aconteceu uma formação, para os professores de Ciências e História, como também para o coordenador do Museu de História Natural de Cravinhos “Wladimir Chaves”, voltada para o ensino em espaço não formal. O curso, com duração de 30 horas, foi ministrado pelo Profº Dr. Marcelo Pereira da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, cujo um dos objetivos era promover a integração da visita aos espaços não formais ao planejamento do professor de ensino básico.
No decorrer do curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do desenvolvimento dos museus de ciências, identificar os diferentes tipos de espaços não formais de ensino e se apropriar da metodologia a ser aplicada para um planejamento adequado a uma aula no museu.
“Quero parabenizar a todos os participantes desse curso, bem como ao professor Dr. Marcelo Pereira por tão bem ministrá-lo e possibilitar que nossos professores da rede municipal pudessem agregar mais conhecimento e aprendizado, que posteriormente serão repassados aos nossos estudantes”, ressalta a secretária municipal de Educação, Marcia Fernandes Donato.
As aulas ocorreram dentro do Museu Wladimir Chaves, uma vez por semana, no horário do HTPC. Durante a formação, foram desenvolvidas algumas atividades como, por exemplo, a elaboração de um diorama, espécie de maquete que representa um tipo de situação, ou seja, um espaço cênico de tamanho reduzido. Como produto final do curso, os participantes elaboraram uma sequência didática interdisciplinar, envolvendo ciências naturais e história, que foi apresentada no último dia curso.
“Ficam os agradecimentos ao professor Marcelo Pereira, que cordialmente se dispôs a passar seus conhecimentos, após o contato inicial com a professora de Ciências da rede, Marisa Carvalho, como também, à Secretaria de Educação por apoiar e abraçar a ideia, juntamente à Secretaria de Cultura, que foi além, tornando os momentos passados no Museu ainda mais prazerosos com o acolhimento proporcionado a todos os participantes”, revelam os participantes do curso.
O curso além de ter sido enriquecedor abre a possibilidade do uso mais dinâmico para a aprendizagem no Museu junto à comunidade escolar do município. Além do mais, alguns conceitos aprendidos servirão para orientar modificações necessárias no arranjo espacial do museu.
Participaram do curso de capacitação Profª. Dra. Marisa Fagundes Carvalho (Ciências), Profª. Dra. Natália Frazão (História), Profª. Dra. Marta de Campos Neves (Ciências), Profª. Dra. Inara Amoroso da S. Luccas (Ciências), Profª. MSc. Roberta Maria Monteiro de Souza (Ciências), Prof. Me. William de Andrade Funchal (História) e Profª. Adriana Grupioni (História). Além do coordenador do Museu de Cravinhos, Hugo Araújo Tormente Jr.