A arte de criar valor é uma arte que pode ser aprimorada

É um grande diferencial competitivo para empresa e para profissionais que almejam evoluir, é criar valor. Acredito que “negócio” se resume a arte de criar valor: crie valor para sua equipe, crie valor para sua comunidade, crie valor para seus acionistas, crie valor para seu chefe, crie valor para você.

O mercado em geral está saturado e cheio de consumidores sofisticados e exigentes. Não escrevo esse artigo somente para empresários, comerciantes, vendedores, por isso gostaria de sintetizar o que é o “Mercado” e o que são “Consumidores sofisticados”.

Se você é um professor você é o profissional e seu “Mercado” se resume a milhares de milhares de escolas diferentes que a sua, e milhares de profissionais que dão as mesmas aulas que você, já seus “consumidores sofisticados” se resumem aos alunos, aos diretores da escola. Você deve encantá-los com seu “Produto”.

Seu “Produto” é o diferencial, é seu conhecimento, sua maneira de compartilhar esse conhecimento, de ser carismático e fazer com que todos entendam a sua mensagem. Quando me refiro a negócios minha definição é que negócios são ainda a forma mais poderosa para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, sejam elas consumidores, equipes, fornecedores, acionistas ou apenas pessoas que vivem na mesma cidade.

Temos diferentes formas para criar valor: trabalhar com paixão, transparência e ética, focalizar na satisfação do consumidor e medir essa satisfação, e principalmente descobrir seu propósito. A Sony por exemplo tem como propósito “experimentar a alegria de avançar e aplicar a tecnologia em benefício do público”, de forma similar a 3M tem por objetivo “resolver problemas não resolvidos de forma inovadora”.

Henry Ford lutou para democratizar o automóvel e Walt Disney era voltado a fazer as pessoas felizes. E então o que direciona sua companhia, escola, instituição ou empresa?”

Por que seu negócio existe? Descubra seu propósito e crie valor. Assim fazemos um mundo melhor.

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: