Ribeirão Preto participará do projeto Favela 3d, idealizado pelo Instituto Gerando Falcões
Edu Lyra, empreendedor social se reuniu com lideranças da iniciativa privada e representantes governamentais para apresentar soluções viáveis e efetivas para transformar as comunidades; encontro foi proposto e conduzido pelo LIDE Ribeirão Preto.
Os números são impactantes. Dos mais de 700 mil habitantes de Ribeirão Preto, cerca de 40 mil pessoas vivem em 121 comunidades (favelas). A grande maioria em condições precárias de moradia, saneamento básico, saúde, educação e em condições de pobreza extrema.
Um encontro promovido pelo LIDE Ribeirão Preto na tarde de quarta-feira (02/08), reuniu lideranças do setor privado, governantes e a equipe da Gerando Falcões – organização social sem fins lucrativos – que tem a frente Edu Lyra, reconhecido como um dos mais brilhantes empreendedores sociais da atualidade.
A ideia é implantar o projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida – em Ribeirão Preto, focado na revitalização da comunidade e contribuindo com ações que resultem na transformação da qualidade de vida dos moradores de maneira inteligente e autossustentável.
“Nosso modelo altamente replicável revela a potência escondida na vulnerabilidade e no esquecimento enfrentado pelos moradores das favelas”, contou Lyra aos empresários presentes.
Edu ainda reforçou que nenhuma transformação acontece sozinha, seja só com a iniciativa privada, governo ou ONG.
“É preciso a união destas três forças para que realmente aconteça e é isto que estamos fazendo aqui hoje”, complementou.

Foto: Rafael Cautella
Durante o evento, o prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira, celebrou a parceria com a Gerando Falcões e comentou sobre a execução do projeto.
“Fizemos uma reunião muito produtiva com a equipe do Instituto para que possamos aproveitar sua expertise e regulamentar as áreas ocupadas na cidade. Será um trabalho em que precisaremos de investimentos, boas estratégias e ótimos parceiros”, disse.
Além do prefeito Duarte Nogueira, estiveram presentes no evento o vice-prefeito Daniel Marques Gobbi, o secretário da Casa Civil Alessandro Hirata, a diretora de habitação Ana Claudia de Paula Pereira, além de outros representantes governamentais.
“Os próximos passos são: vamos conhecer as favelas, conversar com as lideranças, realizar um diagnóstico e então partir para a ação”, explicou Lyra, que ainda complementou: “fico muito feliz com esta ponte criada pelo LIDE Ribeirão Preto, pois não é comum iniciativas que reúnam este nível de empreendedores pra discutir um assunto tão vital para a sociedade”, completou.
Participaram do encontro: Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto, Marcelo Salomão, vice-presidente do LIDE, além de empresários e gestores de instituições locais.