Itinerância da exposição “Fabricação Própria” da artista Lotus Lobo chega ao Sesc Ribeirão
O universo dessa exposição conta com obras vinculadas à memória da litografia industrial, gravuras, rótulos e matrizes que se ressignificam dentro da perspectiva da arte contemporânea. Em Ribeirão, a artista apresenta mais duas obras inéditas.
Fabricação Própria não foi feita ao acaso, foram os flandres que incialmente se revelaram diante da máquina, em muitas superfícies, e com apropriação de Lotus Lobo tomaram formas artísticas que ganharam outros significados.
Com a curadoria de Marcelo Drummond, todo o recorte curatorial da itinerância de “Fabricação Própria” se dá na diversa e extensa produção artística empreendida por Lotus.
Sempre ligando ao que a pedra poderia lhe dar de elementos criativos, como bordas, texturas, volumes e contornos, as obras e imagens criadas pela artista dialogam com as marcas.
Misturando a ação do ato de fabricar atrelada ao ato de inventar, a exposição que chega ao Sesc Ribeirão abrange uma produção artística diversa, com obras históricas e mais duas obras inéditas.
Há mais de 50 anos Lotus empreende uma pesquisa que cruza a litografia autoral com a litografia industrial. O caráter criativo dos ambientes fabris é revelado por meio da apropriação e manipulação de imagens produzidas pela própria artista.
Nas camadas de suas obras, cada coisa entra uma na outra. Nos materiais brutos e pesados, onde tudo é feito, há muita sensibilidade proveniente desse fazer natural.
Conviver com o imaginário da cultura visual mineira foi um marco para seu caminho artístico. Foi a partir do seu primeiro contato com a fábrica de estamparia de Juiz de Fora, que se deu o encontro de Lotus com as chapas litográficas, as provas para acerto e registro de cor, maculaturas, e todo um acúmulo sugestivo de imagens que ela reutilizou, e desde então, criou imagens autorais resultantes do seu próprio processo criativo.
Ao longo de sua trajetória artística, sua coleção iconográfica na produção de obras foi se tornando cada vez mais potente.
Para além do conceito de impressão e edição, Lotus rompe com esse princípio da reprodução litográfica e começa a produzir gravuras de tiragem única. Suas ferramentas são os diferentes tipos de suportes materiais que possuem diversas pressões criando obras únicas.
O público que for ao Sesc poderá conhecer de perto o legado de Lotus na litografia brasileira, e as impactantes obras que ela criou no decorrer dos anos. A exposição Fabricação Própria pode ser visitada, de forma gratuita, até o dia 18 de junho, na sala de exposições do Sesc Ribeirão (Rua Tibiriçá, 50 – Centro). O horário de funcionamento é de 3ª a 6ª feira, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h.