Judoca cravinhense se prepara para disputa de competição internacional

Itamar Naves Júnior, 17 anos, tem treinado intensamente em busca do melhor preparo para a disputa da Copa Pan-Americana de Judô. Ajuda financeira ainda tem sido o problema.

O cravinhense, Itamar Naves Júnior, 17 anos, diferente de grande parte dos jovens de sua idade não optou por esportes coletivos, como por exemplo, futebol, basquete ou vôlei, e quis se dedicar ao judô. Com seu esforço e disciplina desde os quatro anos de idade conseguiu diversas conquistas na modalidade, e inclusive passando na seletiva para ingressar no Centro de Excelência em São Bernardo do Campo, onde atualmente reside e faz seus treinamentos.

“Comecei a me interessar pelo judô aos meus quatro anos, quando meu pai me levou para uma aula do Sensei Marcos Cunha, no Cravinhos Tênis Clube, e assim me apaixonei pelo esporte. Fui treinando, me preparando e quando foi aberta uma seletiva para ingressar no Centro de Excelência de São Bernardo, não pensei duas vezes em fazer, consegui ser aprovado e continuo seguindo o meu sonho”, comenta o judoca Itamar Naves.

“Graças a Deus muitas pessoas estão me ajudando a realizar esse sonho, e só tenho a agradecer a todos”
Foto: Arquivo Pessoal

Com apenas 15 anos teve que sair de casa e morar em São Bernardo, e com isso a sua rotina também mudou, porque teve que conciliar os estudos com os treinos de alto rendimento.

“É uma rotina muito corrida, vou pra escola nos períodos da manhã e tarde, e a noite tenho treinos de alto rendimento”, explica o judoca.

Todo o seu esforço tem sido recompensado, uma vez que ele tem conquistado diversas competições, inclusive sendo campeão do Meeting Nacional (competição em que os 10 melhores do Brasil em sua categoria participaram). Além desse torneio também já foi 7° colocado na Seletiva Nacional (competição em que obteve sua vaga para o Meeting e vaga na seleção Brasileira Sub-18); 3° colocado no Campeonato Paulista por Faixas; e em 2022 foi eleito “Atleta Destaque” em sua categoria na região do ABC Paulista.

“Atualmente sou o 7° colocado no Ranking Nacional da categoria Sub-18, no peso -66kg. E tenho treinado cada dia mais para alcançar meus objetivos e disputar torneios representando o nosso País”, diz Itamar.

“Atualmente sou o 7° colocado no Ranking Nacional da categoria Sub-18, no peso -66kg. E tenho treinado cada dia mais para alcançar meus objetivos”
Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente o atleta perdeu sua mãe [Eliane Mendonça Naves], mesmo assim tem mostrado muita maturidade e foco em seus objetivos pessoais e profissionais, e buscado forças para que de onde ela estiver possa estar orgulhosa.

“Busco minhas forças principalmente em Deus e em meu pai que sempre me apoia em todas ocasiões. Sempre que entro no tatame, entro junto com minha mãe e penso que o que ela mais gostava de me ver fazendo era o judô, então mesmo não estando fisicamente, espiritualmente ela sempre estará comigo”, fala Itamar Naves.

E com o apoio de seus familiares e amigos, o judoca representará o Brasil na categoria Sub-18, na Copa Pan-Americana, que acontece nos dias 04, 05 e 06 e julho na Bahia.

“Essa será a minha primeira competição internacional, e tenho treinado até meu limite, fazendo acompanhamento com psicóloga, me alimentando corretamente e sempre buscando fazer tudo com perfeição. Tenho convicção de que ocorrerá tudo como o planejado, se Deus quiser”, enfatiza Itamar Naves.

Atualmente, o atleta não conta com nenhum patrocinador, por isso tem pedido para seus familiares, amigos e aqueles que gostam do esporte, que possam o ajudar com qualquer quantia, para que possa arcar com todos os custos.

“Sempre que entro no tatame, entro junto com minha mãe e penso que o que ela mais gostava de me ver fazendo era o judô, então mesmo não estando fisicamente, espiritualmente ela sempre estará comigo”
Foto: Arquivo Pessoal

“Não conto com a ajuda de nenhum patrocinador e contarei com a ajuda de amigos e familiares para a disputa desse torneio. Tenho que arcar com todos os custos que são: inscrição, passagem aérea, hotel e alimentação. Mas Graças a Deus muitas pessoas estão me ajudando a realizar esse sonho e só tenho a agradecer a todos”, revela o judoca.

O valor médio para participar do torneio durante os três dias é de R$ 3.500,00, e quem quiser também ajudar o atleta pode fazer a doação de qualquer quantia, através da Chave Pix (16) 992461274 (Banco Inter).

“Essa será a minha primeira competição internacional, e tenho treinado até meu limite, fazendo acompanhamento com psicóloga, me alimentando corretamente e sempre buscando fazer tudo com perfeição”
Foto: Arquivo Pessoal

“Gostaria de agradecer a oportunidade de realizar essa entrevista e a todos amigos e familiares que não estão medindo esforços para a realização desse sonho. E apesar do bom momento vívido nos tatames não conto com nenhum patrocinador e seria uma honra se um empresário estivesse aberto a me ajudar nesta jornada”, conclui o judoca, Itamar Naves.

A Copa Pan-Americana vale pontos no ranking nacional das equipes de transição da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Esse ranking será utilizado para a definição das seleções brasileiras nos Mundiais Sub-18 e Sub-21 deste ano.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta