Cultura, conhecimento e diversão ao alcance de todos

Circuito Sesc de Artes aconteceu, pela primeira vez, na cidade de Cravinhos e além proporcionar cultura ao ar livre, também promoveu a interação entre jovens, adultos e idosos

Música, teatro, dança, efeitos especiais, circo, literatura e cinema rechearam o Circuito Sesc de Artes, que no sábado (29/04) teve a sua parada na cidade de Cravinhos, e contou com um grande público no parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”. O evento acontece simultaneamente em 118 cidades do Estado de São Paulo, e tem o objetivo de oferecer ao público a oportunidade de fazer um mergulho nas artes nas praças, ruas e espaços públicos. No Estado, estão envolvidos no Circuito um total de 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações.

Evento foi marcado por diversas intervenções culturais

“Com certeza nos surpreendeu o público na cidade de Cravinhos. E foi bem além de nossa expectativa. Acredito que por ter sido a primeira vez, a população realmente abraçou o Circuito Sesc de Artes”, comenta o diretor-adjunto do Sesc de Ribeirão Preto, Thomas Castro.

Público se encantou com a apresentação teatral

A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria da Cultura, colocou à disposição da população diversos ônibus que tinham como destino o local do evento, o qual teve início às 16h e se encerrou por volta das 21h30. Foram realizadas diversas apresentações simultâneas e que atraíram desde crianças até os idosos.

Apresentação do Jazz ao Pôr do Sol e DJ Tahira

“Quando fiquei sabendo do Circuito fiquei muito contente por nossa cidade estar recebendo, porque já tinha ido em outros municípios e sempre achei muito interessante. Acredito que esse tipo de evento proporciona muito aprendizado, principalmente, para os mais jovens”, revela o morador de Cravinhos, Elias Lucrécio.

O grupo de dança FunkSoulGroove não deixou ninguém parado no parque ecológico

O evento começou com a apresentação das Artes Visuais, as quais tinham “Efeitos especiais em cinema”, “Curta(s) Chaplin” e o projeto “Palavra + Imagem”, em que todos puderam se divertir muito, inclusive participando de um filme em realidade virtual, em que a pessoa fazia parte do roteiro.

O grupo de dança FunkSoulGroove não deixou ninguém parado no parque ecológico

“Realmente esse Circuito Sesc de Artes é sensacional, e até eu acabei de envolvendo e participando desse vídeo de realidade virtual, além da gente se sentir dentro do filme podemos fazer muitos exercícios”, comenta, sorridente, a diretora de Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

E ainda teve a apresentação teatral com a peça “Brasil pequeno itinerante” e a Literatura ficou a cargo de “As Contadeiras” e a trupe “Moscas Inconclusas”, que durante o evento desenvolveram diversos desenhos em guardanapos e colocaram em exposição para que os visitantes pudessem pegá-los e leva-los como recordação. E claro que não faltou a música eletrônica com o grupo “Jazz ao Pôr do Sol e o grande DJ Tahira”.

Apresentação do circo Cabaret Volant emocionou a todos

“Com simples objetos é possível realizar grandes intervenções culturais e isso foi visto durante o Circuito Sesc de Artes em nossa cidade. Fiquei encantada com todas as apresentações, e inclusive com o trabalho minucioso e criativo dos artistas que realizam desenhos em guardanapos, os quais em suas mães se transforma em obras-primas”, diz a secretária da Cultura de Cravinhos, André Gaspar Carrascosa.

E já no anoitecer aconteceu as duas apresentações mais esperadas por todos que estavam presentes no parque ecológico de Cravinhos, primeiramente a dança com o renomado grupo FunkSoulGroove, o qual já participou de diversos programas de televisão, e inclusive de concursos internacionais. E claro que nem a noite fria atrapalhou a apresentação do grupo, porque eles fizeram questão que todos participassem, e o público aprendeu os tradicionais “passinhos” das décadas de 70 e 80.

Jamais quem esteve no parque ecológico esquecerá a apresentação do Circuito Sesc de Artes em Cravinhos

“Foi incrível. Mais uma vez agradeço a Secretaria Municipal da Cultura pelo projeto, que esse seja só o início de muitos que estão por vir, e fico mais feliz ainda, de ver o parque ecológico sendo utilizado para mostrar um pouco da nossa cultura”, revela a jovem moradora de Cravinhos, Karen Oliveira.

E para encerrar a apresentação o espetáculo circense “Cabaret Volant”, que tem como destaque as acrobacias aéreas, que homenageiam os cabarés franceses da ‘Belle Époque’. Mas sem deixar a parte cômica de lado, o que fez com que o público caísse na gargalhada e se encantasse com um espetáculo de grande estrutura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: