Jornalista Jairo Marques faz palestra e lança livro em Ribeirão Preto

Evento acontece dia 26 de julho (terça-feira) e celebra os 30 anos da revista Revide; durante encontro o profissional abordará o tema “Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21”

Jornalista Jairo Marques faz palestra e lança livro em Ribeirão Preto (SP)A Revide promove no dia 26 de julho (quinta-feira), às 19 horas, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), uma palestra com o jornalista Jairo Marques, com o tema “Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21”. Marques é repórter do jornal Folha de São Paulo – onde ingressou por meio de programa de treinamento, em 1999, meses após se formar em jornalismo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Depois de várias andanças pelo Brasil e conhecendo realidades de vida distintas, resolveu fazer pós-graduação em Jornalismo Social na PUC-SP. Nasceu em Três Lagoas (MS). É cadeirante desde a infância. Outro destaque do encontro será o lançamento do livro “Malacabado” (editora Três Estrelas), escrito por Marques. O ingresso para participação será dois litros de leite que serão destinados ao Núcleo Dom Bosco. A troca pelo convite pode ser realizada na Revide (Rua Heitor Chiarello, 882), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Durante a apresentação, o jornalista fará um panorama da realidade da pessoa com deficiência hoje, no Brasil, em diversos sentidos (educação, trabalho, família, vida social, relacionamentos e cidadania), pontuando os desafios de convivência, da falta do básico, do não-entendimento de demandas específicas e dos desafios para o convívio com o outro.

Segundo Marques, sua obra “Malacabado” vem de uma sequência natural de seu trabalho como jornalista. “Tenho um blog de sucesso e repercussão, me tornei colunista para falar sobre cidadania e, então, abriu-se a chance de ter um livro. Penso que ele me dará oportunidade tanto para atingir novos públicos, como para oferecer algo novo e mais consolidado para os leitores cativos”, comenta.

Sobre o título do livro o repórter explica que é uma provação ao leitor, uma brincadeira, uma chamada para reflexão. “As pessoas com deficiência estão fartas de rótulos, como, por exemplo, “especiais, heróis e bonzinhos” e de terem de conviver com a realidade: descaso, incompreensão e preconceito. Para entender com mais profundidade o “Malacabado”, deixo o convite para a leitura da obra”, diz.

O evento faz parte das comemorações do trigésimo aniversário da Revide – revista de maior circulação em Ribeirão Preto e região, com edições semanais gratuitas, dentro do ciclo de palestra que acontece mensalmente, relacionadas à comunicação.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: