Milhares de pessoas percorrem os Cemitérios no Dia de Finados

Em toda a região de Ribeirão Preto, os Cemitérios receberam pessoas vindas de todos os cantos, uma vez que é o momento para visitar e orar pelos entes queridos

Como já é tradição no dia 02 de novembro, Dia de Finados, diversas pessoas se dirigem até os Cemitérios dos municípios para fazerem suas orações em homenagem aos que já se foram.

Em Cravinhos em torno de 8 mil pessoas passaram pelo único cemitério da cidade. Já em Ribeirão Preto são quatro Cemitérios que receberam em torno de 135 mil pessoas, sendo a movimentação maior no Cemitério Bom Pastor, com 60 mil visitantes. Em Brodowski visitaram o Cemitério Municipal em torno de 12 mil pessoas e em Luiz Antônio o número foi de 4 mil pessoas.

Missa no Dia de Finados, em Cravinhos, reuniu diversos fiéis
Missa no Dia de Finados, em Cravinhos, reuniu diversos fiéis

“Dois domingos ao mês visito o túmulo dos meus pais. Não deixo cair no esquecimento, porque assim é uma forma de eu fazer com que o nosso amor esteja sempre junto deles”, comenta a empresária Márcia Ajonas.

Em Cravinhos além da manutenção total no Cemitério também existe a tradição da Missa na Capela São José, que reúne uma grande quantidade de pessoas, que tem o seu momento de reflexão, oração e saudade.

Missa foi presidida pelo padre José Humberto Motta (Pe. Beto)
Missa foi presidida pelo padre José Humberto Motta (Pe. Beto)

“A equipe da Paróquia Santa Luzia é a responsável pela realização da missa, por isso mesmo sempre arrumamos tudo certinho e desejamos que os fiéis que estejam na missa possam orar e ter um momento de paz”, comenta um dos ajudantes da Paróquia Santa Luzia, Carlos Eduardo Espósito.

A missa foi presidida pela padre José Humberto Motta (Pe. Beto) e reuniu cerca de 800 pessoas no local.

Em todos os Cemitérios estava sendo feito um trabalho efetivo pelas agentes da Vigilância Epidemiológica, que orientavam a todos quanto ao combate a Dengue, inclusive solicitando que não fossem deixados vasos de flores naturais no local, mas sim artificiais.

Túmulos mais visitados

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o Túmulo do “Menino Zezinho” foi o mais visitado
Em Ribeirão Preto, o Túmulo do “Menino Zezinho” foi o mais visitado

Apesar de receber público menor que o do Bom Pastor, o Cemitério da Saudade tem os túmulos mais visitados neste Dia de Finados. Entre eles está o do radialista José Wilson Toni, morto em dezembro de 2005, mas o campeão deles é o do Menino Zezinho. Tido como santo para muitos, o túmulo do Menino Zezinho tem quase 300 placas de agradecimentos, oferendas e até objetos a simbolizar graças alcançadas.

Cravinhos

Em Cravinhos o túmulo mais visitado foi da Basília Machado
Em Cravinhos o túmulo mais visitado foi da Basília Machado

Em Cravinhos entre os túmulos mais visitados esteve o de Basília Moraes Machado, falecida aos 27 anos de idade, e que tem a fama de realizar diversos milagres. Flores, fotos, pedidos e outros objetos foram deixados na famosa “Capela Azul”.

Tambaú

Em Tambaú túmulo mais visitado foi o do “Padre Donizetti”
Em Tambaú túmulo mais visitado foi o do “Padre Donizetti”

O mais visitado é o túmulo do Padre Donizetti. O corpo do sacerdote descansa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida desde 2009. O local recebe visitas de fiéis o ano todo, mas é no Cemitério de Tambaú que se concentra o maior número de pessoas, porque é onde está o túmulo onde o corpo do padre permaneceu por 49 anos, então o local é santo pelos devotos.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: