Teatro de Sapateado se apresenta e encanta estudantes
Evento aconteceu com a presença de diversos estudantes da rede municipal de ensino de Cravinhos, e também contou com Oficina de Sapateado
Na sexta-feira (23/06), o município de Cravinhos recebeu o espetáculo “Em Tempo”, da Cia. Pé na Tábua de Sapateado. O evento foi realizado na quadra poliesportiva da EMEB. “João Nogueira” e atraiu um grande público, além dos estudantes da instituição. Além do espetáculo, os dançarinos promoveram uma Oficina de Sapateado aos interessados.
“Essa parceria entre a Cia. Pé na Tábua, Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal da Cultura de Cravinhos proporcionou que pudéssemos oferecer esse espetáculo ao grande público de nossa cidade. Quero agradecer a cada um dos integrantes e parabeniza-los pelo excelente trabalho que realizaram”, comenta a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar.
Em Tempo é um trabalho contemporâneo que propõe borrar fronteiras entre dança, música e teatro. O espetáculo pretende remontar a linguagem do sapateado, atravessando bordas temporais e estilos musicais. A pesquisa nasceu da performance duo-experimental “O Tempo Canta”, em que voz e sapateado dialogavam no tempo e espaço. A Cia. Pé na Tábua tem como maior objetivo a difusão do sapateado feito no Brasil, através de uma linguagem contemporânea, pretende atingir não apenas sapateadores, mas qualquer pessoa que esteja interessada nas artes cênicas.
“Durante a circulação de outros espetáculos da Cia. em cidades pequenas, notamos a grande quantidade de pessoas que nunca haviam visto sapateado”, conta a diretora da Pé na Tábua, Renata Defina.
Já tendo participado de festivais nos EUA e Europa, a sapateadora explica a importância do apoio do PROAC para a realização da circulação do espetáculo. “Pouquíssimas Cias. de Sapateado circulam devido às necessidades técnicas que essa dança exige. Através deste edital temos condições de promover a difusão do sapateado”, afirma.
A programação faz parte de uma rota de sete cidades da região com investimentos do PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).