Estudantes voam pela primeira vez e fazem livro de relatos
Promover a inclusão social e cultural de alunos da rede pública de ensino em busca de desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos envolvidos, através de um trabalho interdisciplinar, essa é a meta desse projeto
Quem nunca sonhou em subir em um avião e ir para onde bem desejasse? Ou apenas realizar o sonho de entrar em uma aeronave e parar em outra cidade? Ou ainda poder ir de avião para outra cidade e ter a companhia dos amigos? Isso foi o que 60 estudantes da EMEB “Antonio Joaquim da Silva” puderam fazer através do projeto “O olhar do interior para São Paulo através dos Museus”, que teve como parceiros o Grupo NHL Produções Culturais, Secretaria Municipal da Educação, Prefeitura de Cravinhos e a empresa Ourofino.
“A principal vantagem do incentivo à cultura através deste projeto é que a aprendizagem passa a ter significação centrada nas relações e nos procedimentos, já que pessoas desmotivadas ou sem oportunidade de experimentar a vivência de voar de avião e/ou conhecer um museu, podem ter a chance de perceber que conhecimento acontece independentemente de estar sentada na cadeira escolar”, comenta a idealizadora do projeto Neusa Silva.
Foram quatro turmas, uma por semana, que foram levadas até ao aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, para embarcarem em um avião patrocinado pela empresa Passaredo e conhecerem interessantes museus na capital paulista.
“Nunca tinha nem chegado perto de um avião, a gente vê só bem distante no céu, e estar tão próximo me deixa surpresa e voar foi maravilhoso”, comenta o estudante Jefferson Aparecido da Silva.
Como Jefferson muitos alunos nunca tinham nem se aproximado de um avião, então a ansiedade começou desde o primeiro momento que entraram na aeronave. Mas em menos de uma hora de voo já estavam na capital paulista em que foram conhecer a Pinacoteca e o Museu do Futebol.
“Esse projeto foi limitado aos alunos que participam do Projeto ‘Jovens de Ouro’ da empresa Ourofino, a qual é uma importante parceira e incentivadora. Tenho certeza que as nossas crianças gostaram muito de todo o passeio, e inclusive todos os monitores que acompanharam passaram por uma capacitação antes de irem”, conta a diretora da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”, Elaine Thomazelli.
Promover a inclusão social e cultural de alunos da rede pública de ensino em busca de desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos envolvidos, através de um trabalho interdisciplinar, essa é a meta desse projeto.
“A simples ação de possibilitar uma viagem de avião a quem não pode realizá-la, abre muitas portas para a afirmação desse indivíduo em sociedade, bem como fornece ferramentas necessárias para a realização de uma visão cultural mais plena e realmente focada em seus princípios de base e inserida na realidade atual de nossa sociedade de informação”, revela a idealizadora do projeto.
E os alunos puderam praticar o conhecimento desde o início do embarque, porque lhes foram demonstrados diversos conteúdos, entre eles: Aerodinâmica, peso, altitude, relevo, ocupação do espaço; história da invenção do avião, evolução no último século, utilização desse meio de transporte; História da Arte, obras de Arte; Urbanismo e arquitetura; Desenvolvimento urbano e sustentável; Alimentação; Migração e imigração; Industrialização, entre outros importantes pontos.
“Essa parceria com as empresas NHL Cultural, Ourofino e Passaredo é de extrema importância para os nossos estudantes, sendo que 99% nunca tinham nem visto um avião de perto. Todos ainda puderam conhecer importantes marcos históricos e turísticos da capital paulista, dessa maneira demonstramos que aprender e estudar não é algo estático e chato, porque tenho certeza que todos gostaram da viagem, e inclusive do Museu do Futebol, em que aprenderam sobre a história do Esporte, tiveram contato com professores, historiadores e outros estudantes que também visitavam o local no momento”, diz a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.
E na segunda-feira (27/03), todas essas histórias das crianças que participaram do projeto puderam ser conhecidas no lançamento do livro que leva o nome do projeto. O evento que contou com a participação de diversas autoridades municipais, teve como protagonistas os integrantes do projeto e seus familiares, que ficaram encantados ao ouvirem alguns dos relatos de quem pôde viajar pela primeira de avião.