Florada do ipê emociona e encanta

Primeiro foi a florada do ipê roxo, em seguida veio a cor rosa, depois a amarela e agora nos aproximamos do branco, mas seja qual for a tonalidade, a árvore encanta a todos onde estiver plantada

Em todo canto que se olhe nas ruas da região, não há como não notar a presença dos ipês. Ao longo do ano, essas árvores se passam desapercebidas aos nossos olhos pelas copas totalmente providas de folhas bem verdes, mas quando suas folhas começam a cair, pela proximidade do Outono e, principalmente, Inverno é o sinal de que as flores estarão por surgir. De Julho a Setembro, os ipês florescem por toda parte, sua floração se torna vistosa, isso devido a ausência de folhas.

Florada dos ipês amarelo e rosa podem durar de sete a 10 dias
Florada dos ipês amarelo e rosa podem durar de sete a 10 dias

“Os ipês assim como todas as árvores trazem inúmeros benefícios para o equilíbrio ambiental e consequentemente para a melhora da qualidade de vida das pessoas. A exuberância da florada dos ipês nos faz lembrar dos benefícios estéticos, mas também existem os benefícios ambientais, climáticos, sociais e até econômicos. A presença de árvores e áreas verdes proporciona sensações de calma, tranquilidade, aliviando efeitos do estresse e da fadiga, e até colabora no período de convalescência”, comenta a engenheira florestal, Érica Camargo.

Florada dos ipês amarelo e rosa podem durar de sete a 10 dias
Florada dos ipês amarelo e rosa podem durar de sete a 10 dias

As três cores mais vistas são as de flores amarelas, rosas e brancas. Em sua maioria os ipês-amarelos, estão em maior abundância pelas cidades pelo fato de ter a flor símbolo do Brasil.

“Existem diversas espécies de ipês, cujas alturas são variáveis e determinam assim o local do plantio”, diz a engenheira florestal.

Para o plantio em calçadas e quintais é recomendado o ipê amarelo do cerrado que atinge de 4 a 8 metros de altura. As demais espécies podem atingir até 30 metros de altura e devem ser plantadas em espações mais amplos como áreas rurais, áreas verdes, reservas, praças, matas ciliares e parques.

Florada do ipê branco dura no máximo quatro dias
Florada do ipê branco dura no máximo quatro dias

“A qualidade e a procedência da muda também são fatores importantes para o sucesso de plantio. Para as calçadas é recomendado o plantio de mudas maiores, produzidas exclusivamente para este fim, pois é necessário que as primeiras bifurcações estejam a 1,80m do solo. É essencial que o recipiente da muda também seja proporcional a sua altura, evitando-se assim futuros problemas nas raízes e sustentação da árvore”, afirma Érica Camargo.

E não existe quem não se encante por essas árvores tanto que as redes sociais estão cheias de fotos, que foram tiradas pelas pessoas, como é o caso do estudante Fábio Ramos Lima, 22 anos, que espera a época para fazer seis cliques.

A engenheira florestal, Érica Camargo, diz que os ipês proporcionam inúmeros benefícios ambientais
A engenheira florestal, Érica Camargo, diz que os ipês proporcionam inúmeros benefícios ambientais

“Adoro qualquer tipo de flor, porque tenho a fotografia como hobby e dão lindas fotos. Mas a florada do ipê é toda especial, uma vez que encanta não somente os fotógrafos, mas qualquer pessoa que passa e vê as lindas flores e cores dessa árvore”, conta o estudante.

E quem ainda quiser ver e fotografar um ipê tem que ser bem rápido, porque a floração do ipê amarelo dura cerca de uma semana a dez dias. Já o ipê branco dura cerca de quatro dias.

fotos: Lucimara Souza

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: