Governo do Estado de São Paulo prorroga quarentena nos 645 municípios
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, no início da tarde de sexta-feira (08/05), a prorrogação da quarentena em todo estado de São Paulo até 31 de maio.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, no início da tarde de sexta-feira (08/05), a prorrogação da quarentena em todo estado de São Paulo até 31 de maio.
Com a decisão, permanecem autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. A ampliação do isolamento se deve ao aumento do número de casos e mortes em razão do coronavírus. Atualmente, o estado tem 3.206 mortes pela doença e a taxa de isolamento social se manteve em 47%, o que é considerado abaixo do nível ideal para a diminuição do contágio.
“Como governador, gostaria de dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador. A decisão de prolongar a quarentena é uma decisão pela vida”, disse em coletiva de imprensa, o governador João Dória.
Durante o pronunciamento ele ressaltou a importância do Dia das Mães, sendo a segunda data mais importante para o setor de comércio. Mas que o mais importante está salvar vidas.

Foto: Divulgação
Na sexta-feira (08/05), o intuito do governador era anunciar o “Plano São Paulo”, que é um conjunto de regras e cronograma para a liberação progressiva da quarentena em todo estado. Entretanto, diante do aumento do número de casos, principalmente no interior e no litoral, o plano teve que ser adiado.
Levantamento divulgado pelo governo estadual apontou que, nos últimos dias, o registro de novos casos tem aumentado quatro vezes mais em cidades do interior e do litoral em comparação com o comportamento da curva da Grande São Paulo, epicentro da epidemia no estado. No mês de abril, o número de diagnósticos por coronavírus subiu 3.302% no interior – saltou de 129 para 4.300, até o dia 30 de abril.

Foto: Divulgação
Em Cravinhos
Os números de Cravinhos são bem favoráveis para uma abertura gradual dos comércios, entretanto o Governo do Estado afirmou que não deixará nenhuma município do Estado de São Paulo flexibilizar as regras antes do dia 31 de maio.

Foto: Claudinho Nogueira
Na cidade cravinhense os números, até na sexta-feira (08/05), divulgados no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde apontavam que até o momento foram 49 notificações, sendo 33 casos descartados (entre eles 4 óbitos), 13 casos confirmados (9 curados, 1 isolamento domiciliar, 2 internados e 1 óbito) e 2 aguardam resultado para testagem do COVID-19 (os 2 estão internados).