Mercado Municipal de Ribeirão Preto celebra 117 anos de fundação
Para celebrar os 117 anos do Mercadão Municipal de Ribeirão Preto, um bolo de 90 quilos foi oferecido a todos que passaram pelo local no sábado (28/09)
No ano de 1993, o prédio do Mercado Municipal de Ribeirão Preto foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), assim se tornando um ponto turístico da cidade ribeirão-pretana. E não são somente moradores da cidade que realizam suas compras no local, porque pessoas de toda a região sempre estão procurando os mais diversos produtos no local, desde um simples tempero até produtos para animais de estimação, panelas, antiguidades, peixes frescos e claro o tradicional suco natural (feito realmente de frutas que podem ser encontradas em bancas do local) e os famosos pastéis.
“O Mercado municipal talvez seja uma das mais antigas construções da nossa cidade. Ele completa 117 anos e se confunde com a história de Ribeirão Preto. É um monumento do município, não só porque foi tombado e oficializado como ponto turístico, mas também porque todos da cidade têm como referência esse lugar. A vida econômica de Ribeirão Preto começou aqui”, revela o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
Como o próprio slogan do local diz: “Aqui você encontra de tudo”. O Mercadão está localizado no quadrilátero entre as Ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e a avenida Jerônimo Gonçalves, ou como muitas gosta de ressaltar: “em frente ao terminal rodoviário de Ribeirão Preto”.
O local começou a ser construído em 1899 e foi inaugurado no ano seguinte, tratava-se de uma construção grandiosa para época, inclusive com cobertura totalmente de vidros e as paredes feitas de tijolo de barro. E o mais importante começou a ser reconhecido, porque abastecia famílias de todas as classes sociais de Ribeirão Preto e região.
Durante oito anos o grupo Folena & Cia, era concessionário do imóvel, assim podendo explorar o local, entretanto a Prefeitura decidiu por indenizar o grupo em “120 contos de réis”, e assim tomou posse do imóvel.
No dia 07 de Outubro de 1942 ocorreu um curto-circuito que ocasionou um incêndio de grandes proporções, assim fazendo com que o prédio tivesse que ser interditado. Os comerciantes que ali atuavam, tiveram que pegar suas barracas e se instalarem na avenida Francisco Junqueira, entretanto com o córrego na frente, a falta de higiene e o mau cheiro se tornaram insuportáveis para a realização do comércio, e por isso tiveram que desativar tudo.
“Sempre nos contaram em casa que o Mercadão ficou por muito tempo fechado e isso prejudicou não só os comerciantes, mas também todos os cidadãos da cidade que sempre compraram seus suprimentos no local”, comenta a aposentada Ligia Carvalho.
Na década de 50, surgiu a proposta de se reerguer um novo Mercado Municipal, foi quando em 28 de setembro de 1958, o então prefeito Costábile Romano inaugurou o novo prédio. E novamente estava em pleno funcionamento um dos pontos econômicos do município e de toda a região.
Apesar de hoje termos um prédio envelhecido, e que não passa por reforma a um bom tempo, é ali que muitas pessoas se encontram diariamente para realizar suas compras nos 4.150 metros quadrados, com um corredor principal, cinco corredores secundários e parte externa, que recebe em torno de 2500 pessoas por dia.
Atualmente o Mercado Municipal é de responsabilidade da Coderp – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto.