Setembro Verde tem gincana, música, palestra, futsal e entrega do ‘cordão de girassol’

A “5ª Semana Municipal em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” teve diversas atividades.

O município de Cravinhos realizou a “5ª Semana Municipal em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em que teve como objetivo proporcionar uma discussão sobre um mundo mais acessível, e que aos poucos vão mudando a ideologia e diminuindo o preconceito.

“Nesse ano, pensamos em fazer um evento voltado para os estudantes das escolas municipais, com o apoio do NAPEC (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado de Cravinhos) e que deu muito certo, porque levamos gincanas a todas escolas de Ensino Fundamental e os alunos, professores e funcionários abraçaram muito bem a ideia”, comenta o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez.

Foto: Kennedy Oliveira

Ainda segundo Perez, o evento foi programado para poder conscientizar a todos, desde crianças até adultos, sobre a importância de valorização das pessoas com deficiência.

Durante a semana cada dia uma escola de Ensino Fundamental recebeu a equipe do NAPEC e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que puderam promover uma gincana bem divertida e de conscientização a todos os estudantes.

Foto: Kennedy Oliveira

Futsal Chute no Preconceito

No sábado (23/09), aconteceu mais uma edição do Futsal Chute no Preconceito, em que as Secretarias de Esportes e PCD, a APAE de Cravinhos e as empresas Fort, Paletrans, Yamada Contabilidade, FB Ferramentaria e Noxon se reuniram na quadra poliesportiva do Centro de Referência do Idoso “Francisco Ferdinando”, e puderam realizar um torneio que o mais importante era a confraternização.

Para mostrar a inclusão, cada equipe teve ao menos dois atletas da APAE, assim mostrando que todos podem participar juntos. No final uma grande confraternização entre todos e premiação de participação.

Foto: Andreza Cordeiro

Evento finalizou a data

Na quinta-feira (28/09), uma noite no Lions Clube de Cravinhos, foi preparada com diversas atividades para celebrar o encerramento da “5ª Semana Municipal em Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. Entre as atrações aconteceu a palestra da diretora da APAE de Cravinhos, Silvia Damião, com o tema “APAE envelhecimento da pessoa com deficiência”; em seguida o aluno da APAE de Cravinhos, Márcio Vieira, fez uma apresentação solo de violão; e ainda houve a apresentação musical do Projeto Guri; e se encerrou com o lançamento e entrega do “Cordão Girassol” (identifica pessoas com deficiência ocultas).

Foto: Kennedy Oliveira

“Que dia maravilhoso estar aqui com todos vocês. E quero aproveitar para anunciar que fizemos legalmente o reconhecimento do NAPEC, aprovado por todos os vereadores, e também em breve o equipamento terá uma sede própria com toda a estrutura para o atendimento dos alunos com deficiência de nossa rede municipal de ensino”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Ao final do evento aconteceu um delicioso coquetel para celebrar a data e comemorar todas as conquistas divulgadas durante os dias de evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrega Cordão Girassol

A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou a implantação do “Cordão de Girassol”, que tem como objetivo identificar pessoas com deficiências ocultas, entre elas TDAH, autismo, fibromialgia, esclerose múltipla, doença de Crohn, entre outras.

A entrega dos primeiros cordões de Girassol aconteceram durante a 5ª Semana Municipal em Comemoração à Luta da Pessoa com Deficiência de Cravinhos.

O município de Cravinhos é o primeiro da Região Metropolitana de Ribeirão Preto a realizar a implantação do Cordão e sem custo. A Lei 2481/2023, foi aprovada na Câmara Municipal no último dia 09 de maio de 2023.

Foto: Kennedy Oliveira

“A Lei Municipal agora existe, e com muita excelência a nossa equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência fará a confecção e atenderá a todos que necessitarem do cordão de Girassol. E claro, teremos o grande apoio da nossa administração municipal”, diz Wagner Perez.

As pessoas que têm deficiência oculta devem procurar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Rua Manoel Amaro, 154 – atrás do terminal rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações no telefone (16) 3951-3335. Se faz necessário levar os documentos pessoais e o laudo médico.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta