A importância das árvores nas cidades (arborização urbana)

A arborização urbana proporciona um ambiente mais puro e equilibrado. Por isso, ela é fundamental para a sobrevivência de várias espécies vegetais e animais.

É necessário combater o preconceito contra as árvores urbanas. Muitas pessoas têm uma ideia equivocada sobre as árvores e as enxergam como algo que “atrapalha” as ruas, “sujando” as calçadas com folhas, “ocupando” a vaga de um carro ou “bloqueando” uma calçada ou saída de garagem; ou ainda “interferindo” na fiação dos postes e causando problemas ou acidentes nas ruas.

Porém, esses problemas acontecem porque as cidades, antigamente, foram crescendo de forma muito rápida e desordenada, sem planejamento urbano e manutenção adequada; e, também, sem o manejo correto das árvores. Além disso, a visão distorcida sobre as árvores ocorre por falta de conhecimento sobre a importância delas para um ambiente equilibrado e para uma vida saudável. Além das Leis no âmbito Federal e Estadual, o município de Cravinhos possui a Lei Complementar nº 393/2000, que trata sobre a “Arborização Urbana”. Também há o Plano Diretor, que orienta o planejamento, o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

Foto: Arquivo Pessoal

A arborização urbana tem grande importância e proporciona diversos benefícios para uma boa qualidade ambiental e de saúde das pessoas:

* melhoram a qualidade do ar e ajudam no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, capturando CO2 da atmosfera;

* auxiliam na diminuição da temperatura, refrescando o ambiente;

* aumentam e controlam a umidade do ar por meio da evapotranspiração;

* amortecem ruídos e barulhos, diminuindo a poluição sonora;

* direcionam o vento e protegem contra ventanias;

* diminuem pragas e agentes vetores de doenças, pois as árvores servem de abrigo para a avifauna e a entomofauna urbana;

* reduzem o impacto da água das chuvas e protegem o solo da erosão e os rios, córregos e lagos de assoreamento;

* fornecem frutas, sementes, folhas e flores, que perfumam, colorem e alimentam as pessoas e os bichos;

* ajudam no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, capturando CO2 da atmosfera;

* promovem ambientes acolhedores e ar limpo para a prática de esportes e lazer ao ar livre;

* promovem a valorização financeira de imóveis em ruas bem arborizadas.

* Melhoram a saúde física e mental das pessoas, pois o contato com a natureza promove a queda da ansiedade e do estresse.

A arborização urbana proporciona um ambiente mais puro e equilibrado. Por isso, ela é fundamental para a sobrevivência de várias espécies vegetais e animais; e, também, para que o homem tenha uma saúde física e psicológica mais saudável.

Para que haja equilíbrio ambiental e uma sadia qualidade de vida nas cidades, é essencial que as pessoas apoiem e contribuam para a arborização urbana.

 

Fonte: SEMIL (adaptado pelo autor)

Vanderson Carniel

Biólogo, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFSCar. Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola. Atualmente, é vereador na Câmara Municipal de Cravinhos, Legislatura 21/24.

Deixe uma resposta