Cravinhos realiza campanha de arrecadação de lixo eletrônico

Drive Thru do Lixo Eletrônico acontece no sábado (05/06), Dia do Meio Ambiente, das 8h às 12h, em frente ao parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”.

Segundo dados divulgados em relatório pela ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 2020, sobre lixo eletrônico no mundo, o descarte teve o recorde de 53,6 milhões de toneladas, sendo que dessa quantidade apenas 17,4% foi reciclada.

O estudo destaca que mesmo os países que possuem um sistema formal de gerenciamento de lixo eletrônico são confrontados com taxas de coleta e reciclagem relativamente baixas.

Os equipamentos eletrônicos contém materiais pesados que prejudicam gravemente o Meio Ambiente, água, solo e, consequentemente, a saúde dos seres vivos. Ainda segundo o estudo Chinas e EUA são os maiores geradores de lixo eletrônico no mundo, mas o Brasil não fica muito atrás, porque aparece na 3ª colocação, e em primeiro se levarmos em consideração somente a América do Sul.

“Como diz a Lei Federal 12.305/2010, no art. 33, os fabricantes são obrigados a implementar o sistema de logística reversa após os produtos serem usados pelos consumidores, dentre esses produtos estão os resíduos eletrônicos”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Políticas Agrícolas de Cravinhos, Vanderson Carniel.

Observando essa geração de lixo eletrônico e a falta de destinação correta, a administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Agrícolas realiza no sábado (05/06), Dia do Meio Ambiente, o “Drive Thru do Lixo Eletrônico”, que acontece em frente ao parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”, das 8h às 12h.

“Nossa equipe estará lá para receber esses lixos eletrônicos e em seguida dar o destino correto a cada uma dessas peças, evitando que a Natureza receba o que não produziu”, diz Vanderson Carniel.

Poderão ser entregues no local diversos itens, entre eles: geladeira, computadores, televisores, tablets, rádios, celulares, micro-ondas, MP3, impressoras, aparelhos de DVD, câmeras fotográficas, entre outros.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: