Nossa Música: Um Patrimônio Nacional!
A riqueza e diversidade cultural do Brasil é um traço marcante do nosso país e talvez nada revele isso de forma mais clara do que a nossa música. Quando pensamos na expressão “música brasileira”, uma imensa variedade de ritmos e gêneros musicais vem à mente.
Na música brasileira, as variações e peculiaridades tipicamente nossas são quase infinitas. Isso sem mencionar a chamada MPB (Música Popular Brasileira) que abrange uma infinidade de manifestações musicais com características próprias, ou movimentos de grupos específicos como a Jovem Guarda, Clube da Esquina, Tropicália, Manguebeat, entre outros, e nem as misturas contemporâneas da nossa, assim chamada, música pop e o surgimento de novos gêneros híbridos que trazem novos rótulos como Sertanejo, Lambada, Brega, Axé, Pagode, Funk Carioca etc…
Alguns dos gêneros musicais mais autênticos e tipicamente brasileiros: o Samba, a Bossa-Nova, o Choro, o Maxixe, o Lundu, o Coco, o Frevo, o Maracatu, o Baião, o Xote, o Xaxado, o Repente, o Carimbó, a Catira, a Moda de Viola e o Vanerão.
Podemos dividir esses gêneros musicais por regiões do Brasil na tentativa de ligar o gênero à sua origem geográfica, mas lembrando, que obviamente eles migraram de seu lugar de origem e se espalharam por todo o país influenciando e sendo influenciado uns pelos outros.
Em tempos tão conturbados, com tantos acontecimentos vergonhosos na política nacional, nossa música continua sendo um rico patrimônio cultural e motivo de orgulho para o Brasil.
Segue uma pequena mostra dessa rica diversidade musical brasileira com alguns desses gêneros e suas regiões:
Região Norte: Carimbó
(Carimbó) – Pinduca:
Região Nordeste: Lundu, Coco, Frevo, Maracatu, Baião, Xote, Xaxado (esses três últimos englobados no chamado Forró) e Repente.
( Xaxado) – Luiz Gonzaga:
(Frevo) – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo:
Região Centro-Oeste: Catira e Modas de Viola
(Moda de Viola) – Eli Silva e Zé Goiano:
Região Sudeste: Samba, Bossa-Nova, Choro e Maxixe.
(Choro) – Pixinguinha:
(Bossa-Nova) – João Gilberto:
Região Sul: Vanerão
(Vanerão) – Renato Borghetti: