Nossa Música: Um Patrimônio Nacional!

A riqueza e diversidade cultural do Brasil é um traço marcante do nosso país e talvez nada revele isso de forma mais clara do que a nossa música. Quando pensamos na expressão “música brasileira”, uma imensa variedade de ritmos e gêneros musicais vem à mente.

Na música brasileira, as variações e peculiaridades tipicamente nossas são quase infinitas. Isso sem mencionar a chamada MPB (Música Popular Brasileira) que abrange uma infinidade de manifestações musicais com características próprias, ou movimentos de grupos específicos como a Jovem Guarda, Clube da Esquina, Tropicália, Manguebeat, entre outros, e nem as misturas contemporâneas da nossa, assim chamada, música pop e o surgimento de novos gêneros híbridos que trazem novos rótulos como Sertanejo, Lambada, Brega, Axé, Pagode, Funk Carioca etc…

Alguns dos gêneros musicais mais autênticos e tipicamente brasileiros: o Samba, a Bossa-Nova, o Choro, o Maxixe, o Lundu, o Coco, o Frevo, o Maracatu, o Baião, o Xote, o Xaxado, o Repente, o Carimbó, a Catira, a Moda de Viola e o Vanerão.

Podemos dividir esses gêneros musicais por regiões do Brasil na tentativa de ligar o gênero à sua origem geográfica, mas lembrando, que obviamente eles migraram de seu lugar de origem e se espalharam por todo o país influenciando e sendo influenciado uns pelos outros.

Em tempos tão conturbados, com tantos acontecimentos vergonhosos na política nacional, nossa música continua sendo um rico patrimônio cultural e motivo de orgulho para o Brasil.

Segue uma pequena mostra dessa rica diversidade musical brasileira com alguns desses gêneros e suas regiões:

Região Norte: Carimbó

(Carimbó) – Pinduca:

Região Nordeste: Lundu, Coco, Frevo, Maracatu, Baião, Xote, Xaxado (esses três últimos englobados no chamado Forró) e  Repente.

( Xaxado) – Luiz Gonzaga:

(Frevo) – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo:

Região Centro-Oeste: Catira e Modas de Viola

(Moda de Viola) – Eli Silva e Zé Goiano:

Região Sudeste: Samba, Bossa-Nova, Choro e  Maxixe.

(Choro) – Pixinguinha:

(Bossa-Nova) – João Gilberto:

Região Sul: Vanerão

(Vanerão) – Renato Borghetti:

Luciano Duarte

Luciano Duarte é músico, graduado em Música Popular pela Unicamp. Morou e atuou na Europa por três anos. É professor de música e atualmente trabalha como guitarrista de orquestras em navios de cruzeiros tocando com músicos do mundo todo, tendo passado por quase 30 países até o momento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: