Psicologia e suas diferentes áreas de atuação profissional

Geralmente, ao se pensar em psicologia, como falamos anteriormente, pensamos logo na atuação em clínica e/ou com portadores de sofrimento mental, entretanto a atuação em campo vai muito além do que se era comumente visto, e a cada dia ganha mais espaço.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em 2007 revoga as resoluções anteriores e coloca em vigor as diferentes áreas que o psicólogo pode atuar e especializar-se, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social e Neuropsicologia. Vamos entender basicamente e brevemente onde e como cada acontece, assim como coloca o CFP.

A atuação da psicologia escolar/educacional, acontece no âmbito da educação através de pesquisas, diagnósticos e intervenções, sejam em grupos ou individuais, com o corpo docente, funcionários pais, alunos, envolvendo todos os segmentos do processo ensino-aprendizagem do sistema educacional.

Em psicologia organizacional e do trabalho, a atuação acontece nas atividades relacionadas a análise, desenvolvimento e ações humanas da organização, recrutamento, seleção e desenvolvimento do corpo de trabalho, consultorias organizacionais e estudos e planeamentos de condições de trabalho, bem como estudos e intervenções (prevenção, reabilitação e promoção) relacionados a saúde dos trabalhadores.

Na psicologia do trânsito é realizado com o estudo no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito e a realização pratica, realiza-se pesquisas científicas no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos, para elaboração e implantação de programas de saúde, educação e segurança do trânsito, além de realizar avaliação psicológica em condutores e candidatos à carteira de habilitação.

A psicologia jurídica colabora com o planejamentos e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação de dados psicológicos, que contribuirão para a formulação, revisão e interpretação das leis, bem como avaliações das condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes, adultos e/ou idosos. Pode atuar como perito judicial nas varas cíveis e criminais, e na Justiça do Trabalho, sendo da família, da criança e do adolescente.

Em psicologia do esporte, a atuação volta-se tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividades físicas.

Na psicologia clínica o psicólogo atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento mental levando em consideração o sujeito em todos suas dimensões (biopsicossociocultural). Acontece individualmente ou em grupos, buscando contribuir para a promoção de mudanças e transformações benéficas para o paciente. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos.

A psicologia hospitalar é realizada em intuições em saúde de nível secundário ou terciário de atenção. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional, visando o bem estar físico e emocional do paciente, na qual é considerado os aspectos relacionados com o processo de saúde em questão.

Em psicopedagogia, há o processo de investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto.

A psicomotricidade atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando à preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas.

Na psicologia social, a atuação é fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social, desenvolvendo atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

Com a atuação em neuropsicologia, pode-se realizar diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, emoções, personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral, visando o levantamento dados clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e grupos de pacientes.

Várias são as áreas em que o psicólogo pode atuar, respeitando os locais e as especificidades que cada uma necessita, podendo exercer qualquer uma delas em campo de trabalho.

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: