Psicossomática: As doenças da psique

Nossa mente é poderosa, e o que tentamos ignorar em algum momento irá surgir fisicamente sintomas que não poderemos mais ignorar, e quando identificarmos a causa, a chamaremos de doença psicossomática.

Como falamos anteriormente, a somatização é um problema físico, sem causa definida ou explicável, que interfere diretamente na vida de quem apresenta sintomas físicos. Na psicossomática também há alterações físicas, mas estas são detectáveis por exames e consultas e é necessário tratamento e acompanhamento médico e psicológico.

De origem grega, a palavra psicossomática pode ser traduzida em “corpo e alma”, ou seja, uma doença do corpo e da alma/mente, uma doença das emoções, sentimentos e pensamentos. A doença pode ser causada por questões emocionais, como gastrite, ulcera, enxaqueca, podem ser agravadas por estas, como cardiopatias e diabetes, ou até mesmo o gatilho das doenças psíquicas, como artrite, asma, psoríase, entre outras.

Não se conhece ao certo, o motivo que desencadeou as doenças, mas sabe-se que há algo errado emocionalmente precisando ser expressado.

Na doença psicossomática há a detecção da origem psicológica que desencadeou o surgimentos ou agravamento dos sintomas e há sinais de lesões ao órgão cometido. O sofrimento da psique é tão grande que é necessário encontrar um escape no físico, deslocando a dor emocional para a física, evitando entrar em contato com o emocional, evitando assim mais sofrimento.

A pessoa, como na somatização, está em grande sofrimento psíquico e o corpo encontra formas de avisar que algo não está bem, sintomas físicos ou alguma doença, expressando-se de maneira biológica, sendo detectável e tratável com medicamentos, entretanto, só estes não resolvem o problema.

O tratamento deve ser realizado com acompanhamento médico e medicamentoso e atendimento psicológico, psicoterapia, auxiliando o sujeito encontrar o problema, lidar e nomear seus sentimentos, angustias e frustrações. Em casos mais graves, talvez seja necessária acompanhamento com o psiquiatra.

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: