Violência: tipos e formas

A violência é o ato de usar a agressividade de forma intencional, pensada e excessiva para ofender, atacar ou ameaçar alguém, e/ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma físico/psicológico. A palavra violência deriva do latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”, mas sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).

No mundo existem várias formas de manifesto de violência, desde físicas até psicológicas, desde guerras até calúnia. Um comportamento deliberado que pode causar danos físicos e psíquicos, a violência busca impor-se pela força, e o violento é aquele que está fora de seu estado natural, executando com brutalidade, força ou ímpeto.

Abrange todos os atos de violação dos direitos humanos: civis, sociais, econômicos, culturais e políticos. Acontece quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade. Com isso, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte. Ninguém esta complemente livre, ela é uma característica inata do ser humano, cabendo a cada um controlá-la.

A hostilidade e a violência pode ser de três tipos:

Autodirigida subdividida em comportamento suicida, pensamentos, ideias, planejamentos e tentativas de suicídio, e até mesmo o suicídio concluído, e de auto abuso, como automutilação e o autoflagelo.

Interpessoal dividida em familiar e conjugal, maus tratos de menores e idosos e violência doméstica, e a comunitária, estupro, agressão sexual, violência em locais de trabalho, escolares e institucionais.

Coletiva subdividida em estrutural, atos terroristas e violência popular e econômica pobreza e fragmentação.

O preconceito, assedio, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia, a violência contra a mulher, contra criança, entre várias outras formas permeio o mundo e existem há muito tempo. Algumas formas de violência mais frequentes são:

Violência física é a ação ou omissão que coloca em risco ou dano, a integridade de outra pessoa utilizando a força física como forma opressora;

Violência moral destinada a caluniar, difamar ou injuriar alguém.

Violência psicológica é a ação ou omissão destinada a degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças ou decisões de outras pessoas através da intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, isolamento, humilhação ou qualquer outra conduta que cause prejuízo a saúde psicologia, a autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

Violência institucional motivada por desigualdades (gênero, econômica, étnica, entre outras) predominante em diferentes sociedades.

Violência intrafamiliar/doméstica que ocorre dentro da unidade doméstica e é praticada por um membro da família, e incluem abuso físico, sexual, psicologia, negligencia e abandono.

Violência patrimonial que implica em danos, perdas, subtração, destruição ou retenção de objetos pessoas, de bens e valores.

Violência sexual qual obrigada uma pessoa a manter contato, físico, verbal ou sexual, com outra, ou outras pessoas com uso da força física, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação ou ameaça, que anula ou limita a vontade pessoal.

Violência social controlando a vida social de outra pessoa, impedindo de executar vontades próprias e isolando socialmente.

Violência gênero sofrida pela distinção de raça, gênero, religião, idade, ou qualquer outra característica que gere agressões dirigidas.

Se você é vítima de quaisquer tipo que for de violência, não fique calado, peça ajuda e denuncie! Se você conhece alguém que se enquadre em alguma dessas formas, ajude quem sofre! A violência é o pior meio de vida, e você não precisa consentir ou ter ela em sua vida, transforma o seu mundo, ou o de alguém que sofre agressões.

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: