Ponto importante da Língua Portuguesa

Eles representam as pausas e as entonações da nossa fala. Dão maior clareza e simplicidade ao texto. São variados e essenciais para transmitir a emoção como se estivéssemos usando a linguagem oral.

O tema da redação nem era assim tão complexo bastava o menino escrever uma pequena história poucas palavras poderia ser uma situação real ou fictícia mas as regras gramaticais deveriam ser respeitadas ele disse tudo bem mas quando peguei o textículo para correção foi aquele susto o menino não conhecia ou simplesmente não achava importante usar ponto final vírgula ou coisa parecida eu não sabia o que fazer com “aquilo” nas mãos então fizemos a leitura juntos e ele foi pontuando na oralidade foi assim que conseguimos juntos entender a que ele quis chegar ainda pude mostrar fazê-lo entender o quanto a pontuação é importante expliquei que ler um texto sem pontuação gera um desconforto enorme além da possibilidade de não haver compreensão por parte do leitor as chances de má interpretação crescem muito neste caso as frases se misturam e a confusão no sentido vai sendo construída através de um amontoado de palavras particularmente considero a ausência dos recursos de pontuação um fator bem comprometedor da mesma forma que o uso inadequado desses sinais podem deturpar o sentido do que se quer expressar e foi isso que ao final o aluno percebeu seu texto poderia ser pontuado sem maiores dificuldades e se tornar mais rico na aula seguinte para minha surpresa ele me levou um novo escrito a temática era a mesma mas havia ali um grande diferencial suas frases e períodos estavam bem estruturados e organizados e sua ideia inteligível para mim foi muito agradável porque fiz com ele um trabalho de conscientização e a resposta dada a mim não poderia ter sido mais significativa.

Ufa! Cansou?

Eu também!

Minha leitura naquele momento foi assim: enfadonha a ponto de tirar de mim o ar.

Consegui conscientizar o aluno de que a pontuação é importante em qualquer circunstância que envolva a produção escrita. Ele percebeu o quanto é perturbador ficar voltando várias vezes para ler as mesmas palavras ou permanecer tentando definir, por meio de hipóteses, o que o enunciador tentou transmitir.

Na internet o negócio é bem parecido.

A mocinha apaixonada diz:

– Hoje estou sofrendo! Preciso desabafar…

Aí, joga, no mundo virtual, tudo o que tem na mente e no coração. Partilha seus sentimentos através de um texto que não passa pela experiência do esboço, rascunho. Não tem aquela preocupação em ser compreendida ao menos pela parte que a faz sofrer. O distanciamento que possibilita uma avaliação crítica também não existe.

É, meu povo, a língua portuguesa é rica e nos oferece muitos recursos, dentre eles os sinais de pontuação, mas é preciso treino para nos habituarmos com a utilização.

Que tal começarmos já? Afinal, eles são importantes. E muito!

 

Lucimara Souza

Formada em Letras, Pedagogia e especialista em Comunicação: linguagens midiáticas, atualmente professora. Aprecia a escrita permeada pela criatividade, humor e certa dose de sarcasmo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: