A importância da higienização das mãos para prevenir doenças

Hábito simples impede a transmissão de vírus, fungos e bactérias se feito da forma correta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 05 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Apesar de ser um ato simples, higienizar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças, já que os vírus e bactérias estão presentes em toda parte e as mãos são um dos principais meios de transmissão desses inimigos invisíveis.

“Esse hábito simples deve estar incorporado à nossa rotina diária, pois a higienização adequada das mãos impede que você fique doente e é capaz de interromper a transmissão de infecções bacterianas, virais ou parasitárias para outras pessoas”, afirma Silvia Fonseca, médica infectologista do Grupo São Lucas, de Ribeirão Preto.

Arte: Divulgação

De acordo com ela, para a correta higienização, deve-se usar água e sabonete em toda a extensão das mãos, esfregando, por no mínimo 30 segundos, a palma, os dedos e, principalmente, as unhas, que devem estar sempre limpas e curtas (de preferência).

Grande parte das infecções comuns como gripes, resfriados, intoxicação alimentar, parasitoses intestinais e hepatite A, entre outras, são transmitidas por meio de mãos contaminadas. Até mesmo as infecções respiratórias também podem ser transmitidas pelas mãos, que podem estar infectadas por secreções oriundas de espirros ou tosse.

A médica ressalta que não há um número exato de quantas vezes por dia é preciso higienizar as mãos, mas destaca momentos corriqueiros que requerem essa lavagem, como antes das refeições, após ir ao banheiro, quando se chega em casa, antes e depois de cozinhar, depois de apertar as mãos de outra pessoa, após manipular lixo etc.

Silvia Fonseca, médica infectologista

“Agora, com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas também passaram a utilizar o álcool 70% em gel como aliado na higienização das mãos, quando há a impossibilidade de lavá-las. É um aliado importante também que auxilia muito nessa prevenção”, diz Silvia.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta