Saúde de Cravinhos lança campanha ‘Setembro Amarelo’

Ações na rua, caminhadas, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Nesse ano a Secretaria Municipal de Saúde de Cravinhos decidiu por dar mais notoriedade a campanha, e por isso mesmo organizou um grande evento na quarta-feira (04/09) para o lançamento do “Setembro Amarelo”, que tem como tema “Em dias nublados seja um girassol”.

“A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental. Temos um Ambulatório de Saúde Mental que faz um trabalho excelente e mesmo com o aumento do índice temos conseguido salvar muitas vidas”, comenta a secretária municipal de Saúde de Cravinhos, Roberta Brandão.

O evento ocorreu no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos e contou com a presença de autoridades municipais, profissionais da área da saúde, representantes de entidades e a população em geral. Na ocasião o psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental de Cravinhos, Dr. Homero de Alencar Filho, proferiu uma palestra e ressaltou os números quanto ao aumento do índice da taxa de suicídios no Brasil.

“O Brasil é o oitavo país com maior índice de taxas de suicídio. Por isso mesmo políticas públicas de valorização à vida devem ser trabalhadas todos os dias, para que esse número possa ser reduzido e saíamos dessa impactante posição”, avalia o psiquiatra.

A talentosa cravinhense, Derliã Jeremias, executou algumas músicas no piano e, posteriormente, com seu violino, também fez um depoimento emocionado como chegou a pensar em tirar sua vida, mas hoje vive pela arte.

“Hoje posso dizer que vivo a vida pela Arte, e só tenho que agradecer ao Núcleo de Saúde de Cravinhos por ter me ajudado a lutar pela vida”, declara, emocionada, a jovem Derliã.

Diversas atividades serão realizadas durante o mês de setembro, com o objetivo da conscientização e combate ao suicídio, entre elas está uma caminhada que acontecerá na sexta-feira (13/09), a partir das 9h, com saída da Praça Júlio Pontes (em frente ao SAAE).

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: