Smartphone ou PC

Será que nos próximos anos o PC como conhecemos irá sumir e será totalmente substituído pelo smartphone ou tablet?

Os smartphones estão cada vez com mais poder de processamento e armazenamento. Muitos já passam alguns notebooks em especificações de memória RAM e SSD, atingindo 8GB e 256GB respectivamente, enquanto ainda existem computadores com apenas 4GB e 128GB sendo vendidos. Todo esse poder nas mãos torna cada vez mais popular o pequeno aparelho em detrimento dos notebooks e PCs de mesa convencionais.

Apesar dessa grande popularização, muitas pessoas, assim como eu, ainda não abrem mão do teclado físico, tela maior (pelo menos 13 polegadas), mouse e, principalmente, um sistema operacional que roda diversos programas ao mesmo tempo e que fazem coisas que os smartphones ainda não conseguem.

Tentando manter as vendas crescentes, os fabricantes estão desenvolvendo há anos uma forma de usar o celular como um desktop. Mas existem alguns problemas, como o sistema operacional que continua sendo o do celular, sem a possibilidade de instalar os aplicativos mais robustos que existem para Windows ou macOS. A Microsoft, inclusive, foi uma das quais tentou trazer essa tecnologia para o dia-a-dia, mas sem sucesso. Utilizando uma variante do Windows 10 nos smartphones top de linha era possível ter praticamente um PC na tela da TV, mas ainda limitado pelo sistema operacional.

Samsung Dex Station
Samsung Dex Station

A mais recente tentativa é da Samsung com o Dex Station. Vendido por R$649 e compatível com o recém lançado S8 e S8+. Ele é praticamente um adaptador com 2 portas USB, 1 ethernet (sim, conectar à internet por cabo) e 1 HDMI. O detalhe é que ainda é preciso ter o teclado, o monitor e o mouse. Fazendo-se as contas, o valor do aparelho, do adaptador e dos periféricos não vale a pena. Melhor ter o celular e um laptop.

Tablet

E os tablets? iPad? Os tablets surgiram meio sem ninguém saber para que serviam, mas hoje em dia muita gente não vive sem. E desde o lançamento do iPad original que foi o primeiro grande tablet até hoje a coisa evoluiu muito. Tanto que os atuais iPad Pro de 10,5 e 12,9 polegadas dão um show de desempenho, passando à frente dos MacBook Pro 13. Com os avanços do iOS, agora na versão 11, pode ser uma alternativa para substituir o computador e notebook.

Apple iPad Pro com a Apple Pencil
Apple iPad Pro com a Apple Pencil

Com esse tamanho de tela, processamento, armazenamento e ainda a tal Apple Pencil que possibilita a entrada de dados à mão livre, é perfeito para os profissionais criativos.

Abaixo alguns gráficos mostrando o poder de processamento gráfico do iPad superando os mais recentes MacBook Pro de 13 polegadas:

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: