Windows não é mais o nº 1

Durante décadas, desde o seu lançamento no final de 1985, o Windows era o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua presença chegou a mais de 90% do mercado. Mas o avanço tecnológico não para e a velocidade é grande. Desde então a internet se popularizou, surgiram os smartphones, tablets, smartwatches etc.

Esses novos gadgets foram responsáveis pela acentuada queda nas vendas de PCs desde 2015. Mais simples, leve e portátil são os grandes atrativos dos celulares e tablets. Não necessitam de configurações complicadas, cabos, manual de uso para montar ou simplesmente saber como ligar e, normalmente, sem maiores preocupações com vírus. O sobrinho de 4 anos de idade sabe mexer. Tudo isso fez com que caísse no gosto da maioria, fazendo com o que o Android, sistema operacional do Google, ficasse com 37,93% do mercado, contra 37,91% da Microsoft, com o Windows.

A diferença é pequena, porém demonstra que é a tendência são os dispositivos móveis. Excluindo-se os dispositivos móveis, no entanto, o sistema da Microsoft mantém a liderança, correspondendo a 84% dos dispositivos. Os dados foram coletados de uma amostra que analisou a origem do tráfego de mais de três milhões de sites e páginas com mais de 15 bilhões de visualizações por mês.

 

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: