Pelos Campos de Alfazema na França

“São as águas de Marco fechando o verão…” e assim começa o outono no Brasil e a primavera no velho continente. Hoje vou escrever sobre um lugarzinho coberto como um carpete que vai dos tons lilás ao violeta, Valensol uma cidadezinha localizada na França na região Sul dos Alpes da Alta Provença, área conhecida pelos seus campos de alfazema.  A região fica a 500 metros de altitude e ocupa uma superfície de 800km2 .  O centro urbano de Valensol é pequeno e conta com 3.329 habitantes.

Caminhar pelas ruelas de Valensol é como voltar no tempo, suas construções são do século XVI com casas e ruas de pedras,  pequenas igrejas, típicas torres de relógios, praças com terraças e restaurantes com deliciosa gastronomia.

Ao longo deste recorrido, pude descobrir magníficos vilarejos, no alto de uma colina dominado pelos campos de Alfazema, lugares encantadores com incrível contraste de cores que nos transportam às obras de artistas como Monet, Manet, Renoir, Cézanne.

São 7 rotas de Alfazema que podem ser percorridas de bicicleta, moto ou carro.  Tudo depende do tempo que você dispõe. No meu caso optei por fazer a quinta rota utilizando o carro, dos Alpes da Alta Provença ao Verdon,  foram uns 180km até chegar  saindo da cidade de Marselha.

Fazer um recorrido pelos campos de Alfazema é uma experiência única, com belas paisagens, simplesmente um patrimônio natural e cultural.

A melhor época para fazer o recorrido é na época da floração, em meados de Julho e Agosto.

As propriedades das lavandas são conhecidas desde a Antiguidade, quando as flores perfumavam as águas de banho. Na idade Média descobriram o poder de desinfetante da flor. No Renascimento se desenvolve o comércio de óleo essencial e as virtudes terapêuticas do Alfazema são calmante, cicatrizante e antissépticos sendo utilizados em toda a linha de produção dermatológica, perfumaria e afins.

Durante o trajeto o perfume emanado das flores tomam conta de todo o percurso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autor

Graziella Marasea Cebollero

Viaja o mundo a trabalho e com isso reúne diversas histórias e fotos que irá compartilhar com a gente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: