Festival IPA Day Brasil celebra cerveja artesanal em Ribeirão Preto
Com três palcos, diversidade musical e 41 rótulos de 35 cervejarias evento reunirá lançamentos e combinações com frutas, temperos e versões que vão do sem álcool aos 15% de teor alcoólico.
O IPA Day Brasil, que acontece em 22 de novembro, no Espaço Bella Città, em Ribeirão Preto (SP), apresenta uma seleção de rótulos que traduz a mudança no gosto brasileiro pelas cervejas artesanais, em especial pelo estilo India Pale Ale. Receitas mais aromáticas e equilibradas ganham espaço e convivem com opções de alto amargor, trazendo notas tropicais, textura cremosa e combinações que desafiam o trivial.
“Em parceria com cervejarias de seis estados, incluindo algumas das mais premiadas do país, reunimos experiências com terpenos canábicos, frutas cítricas, abóbora e até versões sem álcool. Essa diversidade harmoniza com a seleção musical, que também vai do leve ao intenso, do choro ao rock”, explica Rafa Moschetta, organizador do IPA Day Brasil.
Realizado em Ribeirão Preto desde 2012, o festival reunirá mais de 1.500 pessoas no formato de degustação livre de cervejas e água, das 14h às 22h. Este ano, o evento amplia a praça de alimentação, com opções como burgers, pastéis, defumados, comida coreana, japonesa, vegetariana, vegana e sorvetes.

Foto: Divulgação
Line-up cervejeiro
A curadoria privilegia a diversidade regional e sensorial. Além das ribeirão-pretanas SP-330, Invicta, Maltesa e It’s Hop, o festival reúne cervejarias de referência da capital paulista, interior e litoral além de Belo Horizonte, Paraty, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso.
As New England e Double Juicy IPAs, intensas, aromáticas e frutadas, continuam dominando o copo, mas dividem espaço com Sour, Cold e Belgian IPAs, demonstrando que o lúpulo segue como protagonista, mesmo em variações improváveis. O line-up vai de uma IPA sem álcool a outra com 15% de teor alcoólico, passando por diversas Session IPAs, subestilo leve, delicado e refrescante.
“O que mais chama atenção é a variedade de interpretações do mesmo estilo”, afirma Moschetta. “Cada cervejaria traduz a IPA à sua maneira. Umas priorizam aroma e leveza, outras a potência do amargor e até a complexidade dos maltes especiais. Isso mostra como o público brasileiro amadureceu e está aberto a ver a cerveja como gastronomia.”
Além dos 40 rótulos Open Bar, o IPA Day Brasil terá este ano o Clube da IPA Secreta. Apenas quem integrar uma “gangue” de hopheads poderá acessar o bar e degustar uma receita inédita às cegas. Os detalhes da cerveja só serão revelados após o festival. Para participar é preciso formar uma turma (gangue) por meio de uma plataforma do evento e quanto maior o grupo, melhores são os prêmios. Além do acesso à IPA secreta, os participantes podem ganhar créditos na loja de souvenirs e um copo colecionável.

Foto: Marcos Weiske
Três palcos
O Harmonizassom propõe que cada ambiente acompanhe o perfil de intensidade das IPAs, das versões mais leves e refrescantes às mais potentes e encorpadas. A proposta é que o público explore diferentes atmosferas e perceba como cada estilo musical potencializa as sensações da cerveja.
No Palco Vibe, externo, o clima é descontraído, com sombra, boa conversa e trilha sonora leve — samba, choro e folk para acompanhar IPAs suaves de até 5% ABV. As atrações incluem Choro de Casa, Sweetgrass & Steel (country e folk, top 3 do público no IPA Day SP), Carol Viana (soft rock, jazz e blues) e Maria Orfina (brasilidades).
O Palco Variedade reúne ritmos intermediários e rótulos de médio teor alcoólico, com Coletivo de DJs Tutu, The 4 Riders (tributo a The Doors e clássicos de rock), Nil Guimarães Quarteto (blues) e Mr. Damm (especial Queen).
Para quem prefere emoções mais fortes, o Palco Intensidade entrega potência máxima, harmonizando IPAs acima de 8% ABV com School of Rock Ribeirão (rock’n’roll), Kamila MC (rap, funk e blues), The Moon Riders (tributo a Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple), Mother Trouble (rock com energia e atitude) e Versão 2 (nu metal e clássicos dos anos 1990 e 2000).

Foto: Indie Click
Selo liderança feminina
O festival adotou, este ano, o selo “Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres”, parte do projeto “Criado por Elas, Liderado por Elas”, idealizado por Luiza Tolosa, da Cervejaria Dádiva. Nove rótulos produzidos por marcas com protagonismo feminino receberão a identificação.
A iniciativa reforça o compromisso do festival em ampliar a presença feminina, que já representa 37% do público e se destaca também entre as atrações artísticas.
IPA Day
O festival IPA Day Brasil nasceu em Ribeirão Preto, em 2012, e é o evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto. Desde 2023 compõe o calendário oficial da cidade (lei 14.841/23). Sua primeira edição reuniu todas as IPAs comerciais do Brasil, o que hoje é impossível diante do crescimento do movimento artesanal.
Todos os participantes do festival recebem um copo colecionável, que é símbolo do evento: um pote de vidro de 200 ml com tampa e tirante, com uma nova arte criada a cada edição. Em 2025 a arte ficou por conta da Dude Brewing, de Caxias do Sul (RS). Desde 2019, o evento também realiza a versão IPA Day SP, dedicada exclusivamente a rótulos paulistas.
Os ingressos podem ser adquiridos no site https://eventiza.com.br/evento/ipa-day-brasil-2025.

