Confira o que acontece no agronegócio

O que acontece durante a semana no agronegócio você acompanha aqui na Intertv Web.

O colunista Gustavo Batista traz toda semana na coluna “Agro Minuto”, o que aconteceu na semana no mundo do agronegócio. Acompanhem!

MECANIZAÇÃO CANA DE AÇÚCAR

Levantamento do Instituto de Economia Agrícola aponta mecanização de 95,3% da colheita da safra de cana-de-açúcar 2018/2019 no estado de São Paulo. As regiões compreendidas no Leste-Sul caracterizadas como áreas com declives mais acentuados, como Pindamonhangaba e Guaratinguetá, são as que ainda apresentam trabalho manual, mas estão destinadas para a produção de cachaça. A pesquisa foi feita em todos os municípios paulistas.

CONSUMO ETANOL

De janeiro a junho deste ano foram consumidos 8,96 bilhões de litros de etanol. O volume é 16,7% inferior ao registrado no mesmo período de 2019 (10,76 bilhões). Na avaliação por estado, foram exceção Amazonas e Tocantins que tiveram crescimento de 36% e 8,2% respectivamente. Já os que tiveram maior queda foram Mato Grosso com negativo de 7,9% e Paraná com queda de 21,7%. Os dados são da União da Indústria Canavieira.

Levantamento do Instituto de Economia Agrícola aponta mecanização de 95,3% da colheita da safra de cana-de-açúcar 2018/2019 no estado de São Paulo
Foto: Socicana

DOENÇAS CITRICULTURA

– GREENING

Levantamento anual da incidência de greening (huanglongbing/HLB) feito pelo Fundecitrus indica que 20,87% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais possuem sintomas da doença. O número corresponde a cerca de 41 milhões de árvores. O índice é 9,7% maior do que o de 2019, estimado em 19,02%. O greening  é considerado a doença mais destrutiva da citricultura mundial.

– CANCRO

O cancro cítrico está presente em 17,26% das árvores do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. Essa incidência corresponde a 34 milhões de plantas, valor 15% superior ao registrado em 2019, de 15,01%. O aumento de árvores com cancro cítrico era esperado depois que o estado de São Paulo adotou, em 2017, o status fitossanitário de Área Sob Mitigação de Risco (SMR), que permite a manutenção de plantas sintomáticas nos pomares.

– CVC

O levantamento de 2020 mostrou também que a incidência de árvores com CVC continua em queda ano após ano em todo o parque citrícola. A incidência média passou de 1,71%, em 2019, para 1,04%, em 2020, o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de plantas. As árvores afetadas pela doença apresentam frutos pequenos, duros e que amadurecem precocemente, reduzindo a produtividade. A maior incidência foi encontrada na região de Votuporanga (3,43%), seguida de Matão (2,76%), Limeira (2,50%), Porto Ferreira (1,85%), São José do Rio Preto (1,31%), Altinópolis (1,15%) e Bebedouro (0,83%). No Triângulo Mineiro e em Duartina, Brotas, Avaré e Itapetininga, a CVC não foi detectada.

Foto: Divulgação

EMPREGO AGRO

A agropecuária brasileira registrou saldo positivo com a abertura de 62 mil vagas de emprego no primeiro semestre. A chegada da colheita em culturas como café, soja, cana, algodão e laranja e o plantio das culturas de inverno provocou o aquecimento nas contratações.

ESTOQUE CAFÉ

O Brasil possui o volume total de 13,1 milhões de sacas de café de 60kg da safra 2018/2019 estocados em armazéns no país. Esta quantidade é 1,5% superior à contabilizada no levantamento da safra anterior. O tipo arábica corresponde a 87% do total com 11,4 milhões de sacas. Os dados são de levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento.

A agropecuária brasileira registrou saldo positivo com a abertura de 62 mil vagas de emprego no primeiro semestre
Foto: Divulgação

EXPORTAÇÕES CARNE SUÍNA

As exportações de carne suína somaram 90,1 mil toneladas no mês de julho no Brasil. O volume é 46,7% maior que o mesmo mês de 2019.

COLHEITA MORANGO

A safra de morango deste ano deve ser de aproximadamente 2,22 milhões de caixas de quatro quilos em 270 hectares de cultivo do estado de São Paulo. As principais regiões produtoras da fruta são Sorocaba, Campinas e Bragança Paulista.

A safra de morango deste ano deve ser de aproximadamente 2,22 milhões de caixas de quatro quilos
Foto: Grupo Cultivar

SAFRA DE TRIGO

O volume estimado de produção de trigo em São Paulo nesta safra deve ser acima das 300 mil toneladas em 85 mil hectares de cultivo, se o clima permitir. O estado possui 20 moinhos em atividade que consomem cerca de 12% da demanda por trigo no Brasil, o que significa algo em torno de 1,6 milhões de toneladas.

O volume estimado de produção de trigo em São Paulo nesta safra deve ser acima das 300 mil toneladas
Foto: Coopercitrus

Gustavo Batista

Gustavo Batista é jornalista há 20 anos com pós-graduação em gestão de comunicação. Tem experiência em rádio, tv, assessoria de imprensa e meios digitais. Já atuou em canais de tv como TV Clube, TV Record e TV Thathi. Atua há 10 anos no setor de Agronegócio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: