Árvore morta se transforma em obra de arte

A árvore é centenária e tem 20 metros de altura, sendo que ela começou a ficar doente em Novembro de 2019, e em menos de um mês secou.

A administração municipal de Cravinhos, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, decidiu dar vida a uma árvore morta. É isso mesmo, que você acabou de ler. Uma árvore centenária, que está localizada na Praça Central “Manoel Arantes Nogueira” secou e morreu. E deveria ser extraída do local, mas uma parceria possibilitou com que ela se transformasse em obras de arte, e agora é um dos pontos turísticos da cidade.

“Tomamos a iniciativa de não deixar que a árvore fosse extraída, porque é uma árvore que está na história da Praça Central, que é histórica, e que tem ainda a Matriz São José de frente. Decidimos por dar um tema para ela, que foi “árvore do amor”, sendo que tudo que está esculpido nela remete ao amor, seja do passado ou do presente”, diz a secretária de Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Foto: Kennedy Oliveira

O Ademilson Silva, conhecido como Piu, é o responsável por criar a obra, e usou a criatividade para desenvolver as esculturas. O trabalho já dura um mês e para dar conta de fazer tudo, é preciso de uma equipe boa e muitos equipamentos.

“Iniciei utilizando galhos que caiam e que foram se transformando em criações, então como por exemplo, o anjo que está esculpido ou a rosa, não queríamos perder essas partes da árvore e por isso fizemos esses desenhos para reutilizar”, explica Piu.

E para que a escultura permaneça bonita por muito tempo será preciso de cuidados especiais, entre eles a aplicação de um veneno para que nenhum bicho entre na árvore, e em seguida um impermeabilizante, para que a água da chuva não venha a infiltrar e estragar tudo.

Foto: Kennedy Oliveira

A árvore é centenária e tem 20 metros de altura, sendo que ela começou a ficar doente em Novembro de 2019, e em menos de um mês secou.

“Esse tipo de árvore já tem como característica chegar em um período e morrer, e quando ela é atacada por fungos ela não apresenta nenhum tipo de característica, a não ser a desfolhagem total. E quando isso acontece já é um sintoma avançado da morte da árvore”, explica o engenheiro ambiental, Murillo Medeiros.

Foto: Kennedy Oliveira

A árvore deve ser finalizada nos próximos dias, mas já está à disposição da população para que todos possam apreciar a obra, tirar fotos e deixar marcado para as próximas gerações.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

One thought on “Árvore morta se transforma em obra de arte

  • 19 de dezembro de 2020 em 16:08
    Permalink

    Essa árvore é uma obra de arte!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: