Cravinhos recebe seminário do CULTSP PRO do Governo de São Paulo

O lançamento foi marcado por um seminário conduzido pela equipe responsável pela ação, que é gerenciada pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão).

O município de Cravinhos foi sede na quinta-feira (07/11) do GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo da região.

O lançamento foi marcado por um seminário conduzido pela equipe responsável pela ação, que é gerenciada pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão). O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, e aconteceu no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”.

“Um grande momento marcado não somente na história de Cravinhos, mas também da região, porque estivemos em diversas escolas estaduais dando palestras e nos foi relatado que aqui a Cultura está se despontando a cada dia, e vemos que isso é verdade”, diz a designer de produção, Fernanda Moura.

Foto: Kennedy Oliveira

O evento reuniu artistas, profissionais da cultura e empreendedores do setor cultural e criativo em diferentes níveis de experiência. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre os desafios e as oportunidades para a cultura e a economia criativa de cada região, bem como divulgar as escolas de profissionais da Cultura, que são segmentadas em: Escola de Artes; Escola de Audiovisual, Games e Tecnologias; Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais; Escola de Inovação e Sustentabilidade; Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais; e Escola de Tradições e Expressões Criativas. Além de um Programa Especial de Qualificação em Artes: Teatro e Dança, que busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

“Quero agradecer a recepção que nos foi dada por Cravinhos, e reconhecer o trabalho que foi feito para a divulgação e que mais pessoas possam estar presentes neste encontro, que serviu para a presentarmos o CULTSP PRO e as escolas temáticas para os profissionais da Cultura”, comenta a articuladora social do IDG Instituto de Desenvolvimento e Gestão e produtora cultural, Antonieta Jorge Dertkigil.

Foto: Kennedy Oliveira

Todos os presentes puderam fazer suas perguntas, tirar dúvidas e trocar experiências sobre a Cultura de Cravinhos e região.

“Foram tantos elogios e reconhecimento na palavra de todos aqui que fico até emocionada, porque a Cultura de Cravinhos foi crescendo aos poucos e hoje podemos dizer que está se solidificando cada dia mais, inclusive possibilitando que os artistas se destaquem em diversos segmentos. Obrigado a todos os artistas e trabalhadores de Cultura de Cravinhos”, avalia a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Em 2024, mais de 500 atividades formativas e complementares terão sido realizadas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todas as regiões do Estado. A partir de 2025, serão mais de 2.300 atividades por ano e a previsão é chegar a 2029 com mais de 10 mil atividades pactuadas e condicionadas, beneficiando mais de 500 mil pessoas em todo o território estadual.

Foto: Kennedy Oliveira

Vale salientar que dentre os temas levantados no seminário e em conversa com a Secretaria de Cultura e Turismo e administração municipal de Cravinhos será levado para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, um projeto para implantação de um das escolas profissionalizantes na cidade, assim atendendo toda a região.

Quem quiser saber mais sobre as escolas para os profissionais da Cultura e fazer suas inscrições o site é o https://www.cultsppro.org.br/cursos/as-escolas.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta