Exposição fotográfica une arte e ciência em microescala

Além das fotos impressas em painéis, parte das imagens será exibida em lâminas microscópicas e placas de petri.

A partir de 2 de julho, Ribeirão Preto recebe a exposição “Arte e Ciência em Microescala”, da fotógrafa e patologista clínica veterinária Gisele Conti. A mostra, que acontecerá na Biblioteca Sinhá Junqueira, revela, por meio de imagens impressionantes captadas com microscópio e estereomicroscópio, um universo fascinante, invisível a olho nu, que transforma elementos da natureza em verdadeiras obras de arte.

Destinado a crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos, o projeto propõe uma jornada visual e educativa por fungos de frutas, sementes, insetos, plantas, flores, pelos de animais, conchas e algas marinhas em imagens ampliadas de 200 a até 1.000 vezes.

Foto: Divulgação

“Este é um universo oculto e misterioso para muitas pessoas e a fotografia pode criar uma ponte entre ciência, arte e conscientização ambiental sensibilizando o visitante com uma proposta lúdica e sensível sobre a preservação do ecossistema e o combate ao desperdício de alimentos”, explica Gisele.

Além das fotos impressas em painéis, parte das imagens será exibida em lâminas microscópicas e placas de petri (recipiente usado para cultivar e observar microrganismos em laboratórios), reforçando o caráter experimental e didático da exposição.

A exposição ficará para visitação gratuita na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 – Centro), de 2 de julho a 2 de agosto, de terça-feira a sábado, das 9h às 18h. Mais informações no site www.giseleconti.com.br

Fotógrafa e patologista clínica veterinária Gisele Conti
Foto: Divulgação

A programação inclui oficinas e ações de acessibilidade

Oficina de Arte com Estereomicroscópio

Data: 12 de julho, das 10h às 12h

Com visita guiada pela fotógrafa, a oficina convida os participantes a criar desenhos com base nas imagens microscópicas, utilizando materiais como guache, lápis de cor, giz de cera e canetas fluorescentes sobre papel reciclado. Classificação livre.

 

Workshop de Acessibilidade com Priscilla Gonçalves

Data: 19 de julho, das 14h às 15h30

Voltado à promoção da inclusão, o workshop abordará o uso da audiodescrição em espaços culturais e contará com recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual.

A Biblioteca Sinhá Junqueira, localizada no Centro de Ribeirão Preto, foi escolhida por sua estrutura com acessibilidade arquitetônica, sala com leitura em braille e equipamentos de audiodescrição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além da mostra na biblioteca, a exposição tem previsão de circular pela EMEF. “Alfeu Gasparini”, entre os dias 6 e 20 de agosto. A programação terá contações de histórias da atriz e musicista Luara Pepita, nos dias 6 e 7 de agosto, levando encantamento e narrativas inspiradas no mundo microscópico para os alunos.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta