O caminho para a autoconfiança

Confiar em si mesmo é passo fundamental para a corrida pela conquista do sucesso e alcance dos seus objetivos. Desenvolver a autoconfiança é essencial para transmitir um discurso com segurança o que contribui para um discurso persuasivo e na performance de sua oratória.

A autoconfiança é um processo que precisa ser desenvolvido diariamente. Investir em práticas que contribuam para esse processo é fundamental para que ao longo do tempo você se torne mais confiante e seguro em seus discursos. Seguem abaixo alguns exemplos que podem auxiliar nesse seu desenvolvimento:

– Antes de elaborar o seu discurso, busque compreender o que conhece sobre o assunto e o que será preciso aprender a respeito.

– Invista um tempo para pesquisa e dedique estudo.

– Não exija demais de si.

– Seja otimista e jogue fora os pensamentos pessimistas.

– Se não permita abalar pela opinião dos outros, caso você falhe, procure reconhecer onde errou e trabalhar em corrigi-lo, e não perca tempo em sofrer sobre a falha.

– Busque o feedback de seus ouvintes, verifique onde você foi assertivo, onde conseguiu atingi-los melhor e de que forma pode melhorar nos próximos discursos.

– Empreenda em si, na sua carreira, no seu marketing pessoal, na sua apresentação, não pensando nos outros, mas em si próprio.

– Saia da zona de conforto e esteja disposto a correr riscos.

– Saiba receber elogios.

– Seja confiante e reconheça em si um Vencedor!

A autoconfiança não se desenvolve de maneira rápida, é preciso exercitar todas essas práticas. Conforme seu investimento diário, você poderá observar-se mais confiante e assim, conseguir realizar seus discursos com mais segurança.

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: